Hospital CUF Viseu disponibiliza Cuidados Paliativos

Com o objetivo de promover a qualidade de vida e o conforto dos doentes que enfrentam doença avançada e progressiva, o Hospital CUF Viseu garante uma resposta diferenciada em Cuidados Paliativos. A Equipa Intra-Hospitalar de Cuidados Paliativos, composta por profissionais de saúde com formação avançada na área, garante o apoio e acompanhamento do doente e seus familiares, seja em ambiente de internamento, Hospital de Dia, consulta ou Atendimento Permanente.

 

No Hospital CUF Viseu a Equipa Intra-Hospitalar de Cuidados Paliativos, composta por  especialistas de Medicina Interna, enfermeiros e psicólogos com diferenciação na área, contará, sempre que necessário, com o apoio de outras especialidades, nomeadamente de psiquiatria, fisioterapia, nutrição e, ainda, apoio ao nível da assistência social e espiritual, de forma a dar uma resposta integral às reais necessidades de cada doente e da sua família, promovendo o seu bem-estar e qualidade de vida. 

 

Destinados a doentes oncológicos e não oncológicos, “os Cuidados Paliativos devem ser considerados sempre em situações de doença avançada e progressiva, não se limitando a situações de fim e final de vida”, explica Joana Andrade, Especialista em Medicina Interna e Coordenadora da Equipa Intra-hospitalar de Cuidados Paliativos do Hospital CUF Viseu. De acordo com a médica, esta equipa diferenciada deve ser envolvida "numa fase precoce, sempre que a situação clínica seja marcada por múltiplos episódios de agudização ou descompensação com sintomas de difícil controlo, ou quando o tratamento de suporte e conforto se torna objetivo principal do plano de cuidados”.

 

Para além da avaliação e tratamento precoce dos principais sintomas associados à doença, em contexto de internamento, Hospital de Dia, consulta ou serviço de Atendimento Permanente, a Equipa Intra-Hospitalar de Cuidados Paliativos presta apoio à equipa clínica assistencial na tomada de decisão terapêutica e adequação de plano de cuidados.

 

Esta equipa diferenciada, que presta cuidados em todas as fases da doença avançada, “pretende ajudar o doente a viver da melhor forma possível cada etapa do seu percurso e apoiar também a família durante todo o processo", conclui Joana Andrade.