Novo exame no Hospital CUF Descobertas

FibroScan: rastreio hepático que avalia fibrose e gordura do fígado

O Hospital CUF Descobertas passa a disponibilizar a Elastografia Transitória (FibroScan), reforçando significativamente a sua capacidade de diagnóstico e monitorização de doenças do fígado.

 

Inovação no Diagnóstico de Fibrose e Esteatose
O FibroScan é uma ferramenta essencial para a Gastrenterologia, uma vez que permite avaliar e quantificar a fibrose (cicatrização) e a esteatose (acumulação de gordura) no fígado.

 

Elastografia Transitória (FibroScan) é um exame:

  • Simples e Rápido: É realizado de forma semelhante a uma ecografia, bastando encostar uma sonda à pele do doente.
  • Indolor e Seguro: Não utiliza radiação, é totalmente indolor e não exige qualquer tipo de recuperação posterior.

 

Uma das principais vantagens da Elastografia Transitória é o facto de constituir uma alternativa segura e eficaz à biópsia hepática em múltiplos cenários clínicos. Ao fornecer resultados imediatos, permite uma decisão clínica mais célere e facilita a monitorização regular da condição do doente.

O novo serviço estará sob a coordenação de Bruno Simões Pereira, especialista em Gastrenterologia do Hospital CUF Descobertas.

Esta nova valência fortalece a resposta da Gastrenterologia do Hospital CUF Descobertas e da rede, sendo uma ferramenta de diagnóstico e acompanhamento particularmente importante para doentes com patologias como as hepatites virais ou a doença hepática gordurosa.