Treinar cenários complexos em bloco operatório

Formação intensiva treina anestesistas para resposta a situações complexas.

A CUF Academic Center promoveu o curso “SimCrisis - Cenários Complexos em Bloco Operatório”, uma formação intensiva, totalmente prática e dirigida a especialistas e internos de Anestesiologia, com o objetivo de treinar a resposta rápida e efetiva perante cenários complexos em bloco operatório. A formação teve lugar no Centro de Simulação CUF, no Hospital CUF Tejo, no passado dia 15 de novembro.

Alinhado com a premissa de que a simulação assume um papel central na formação médica moderna, o programa do curso baseia-se em simulação clínica realista, expondo os participantes a cenários críticos com que se podem deparar em contexto de bloco operatório e que exigem decisões rápidas, múltiplas tarefas e gestão eficaz do risco. No total, a formação intensiva, que foi organizada pelo Serviço de Anestesiologia do Hospital CUF Tejo, teve uma duração de 10 horas.

A equipa de formadores abordou situações clínicas complexas, desde falhas técnicas e complicações operatórias até desafios de comunicação, liderança e trabalho em equipa, seguindo as recomendações mais recentes das principais sociedades científicas da especialidade. 

Além da simulação de alta-fidelidade, o curso incorpora metodologias complementares, como serious games e uma escape room, que criam contextos em que o raciocínio, a comunicação, a liderança e a tomada de decisão emergem de forma espontânea. Paralelamente, o ambiente controlado e menos hierarquizado da simulação permite uma reflexão mais honesta sobre o papel individual e coletivo nestas situações complexas, favorecendo a aprendizagem sem o peso habitual da avaliação formal.

Este curso, que reforça a aposta da CUF Academic Center na formação diferenciada e na segurança do doente, já tem inscrições abertas para a próxima edição, marcada para 21 de novembro de 2026, aqui).