Enfermeira galardoada com Prémio de Investigação

Cristiana Furtado Firmino, enfermeira do Hospital CUF Tejo, foi galardoada com o Prémio de Investigação em Enfermagem Mariana Diniz de Sousa 2020, entregue no passado dia 15 de dezembro, na Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros, em Lisboa.

 

A investigação sobre a “Promoção da Saúde no contexto do Ensino Superior: Estudo de Aspetos Psicossociais associados à Sintomatologia Musculosquelética nos Estudantes de Enfermagem e proposta de intervenção”, em coautoria com as Enfermeiras Maria Celeste Simões e Maria Fátima Marques, valeu-lhe um prémio no valor de cinco mil euros, e a oportunidade de ver o seu trabalho publicado em livro (papel e e-book).

 

Feliz e realizada com o prémio, a Enfermeira Cristiana Furtado Firmino afirmou: “Estamos todos de parabéns neste ano particularmente difícil para a nossa profissão. Provamos que a Enfermagem portuguesa se encontra entre as melhores do mundo, como comprovam também as várias referências e agradecimentos internacionais que frequentemente nos chegam”. Tudo isto se deve, explicou, “não só ao elevado nível da nossa formação académica, mas também pela nossa capacidade em enfrentar com resiliência todas as adversidades diárias”.

 

Além deste prémio, foram atribuídas também duas menções honrosas a outras enfermeiras participantes. 

 

O Prémio de Investigação em Enfermagem Mariana Diniz de Sousa pretende, não só fazer a promoção da investigação em Enfermagem, mas também dar visibilidade aos trabalhos de extrema qualidade que vão acontecendo um pouco por todo o país.