Tratamentos especializados de Medicina Física e Reabilitação

Instituto CUF Porto

No Instituto CUF Porto encontra tratamentos de Medicina Física e Reabilitação conduzidos por profissionais sub-especializados e apoiados com a mais recente tecnologia. Consulte abaixo a nossa lista de tratamentos. Caso necessite, não se esqueça que deve primeiro agendar uma consulta de Fisiatria para que o tratamento seja devidamente prescrito. 

 

Reabilitação por Radiofrequência

Tem queixas de lesões musculares, ligamentares, tensão muscular, contraturas musculares, artrites/artroses, síndrome de dor miofascial que não evolui?

O tratamento de fisioterapia com radiofrequência (diatermia) é uma técnica que produz calor endógeno nos tecidos e estimula os processos bioquímicos e fisiológicos do corpo. Associa técnicas manuais, massagem e exercícios específicos, acelerando o alívio das queixas do doente e o tempo de recuperação.

 

Reabilitação por Ondas de Choque

É uma técnica não invasiva que consiste na administração dirigida de energia acústica nos tecidos corporais. O efeito mecânico da onda de choque desencadeia ações regeneradoras, melhora a vascularização, aumenta a produção de colágeno e promove a destruição de calcificações existentes.

Tendinites (calcificadas ou não), fasceítes plantares, esporão calcaneano, dores musculares crónicas, fibroses, trigger points e algumas lesões desportivas que não evoluem com o tratamento conservador podem ser tratadas por este meio sem recurso a cirurgia como primeira linha de tratamento.

 

Reabilitação Músculo-esquelética

Tem queixas musculares relacionadas com a postura no trabalho, stress, alguma cirurgia (programada ou sua recuperação), dor ou disfunção na articulação temporo-mandibular, procura uma melhor qualidade de vida sem recorrer a outras estratégias, tal como os fármacos?

Aliando os equipamentos de última geração, a uma equipa altamente especializada, a reabilitação musculo-esquelética garante uma melhoria da condição clínica.

 

Reabilitação Desportiva

Sofreu alguma lesão no desporto? Sente que a sua condição física não está adaptada à sua rotina desportiva? Quer praticar exercício físico mas sente que sempre que o faz surge aquela dor?

O Instituto CUF Porto disponibiliza uma consulta e tratamentos de fisioterapia específicos para o auxiliar nesta recuperação, educando-o para a correção do gesto técnico e prevenção de recidiva. 

 

Reabilitação Neurológica

Sabia que as patologias neurológicas mais comuns podem ser reabilitadas com fisioterapia? Na Reabilitação Neurológica procuramos aliar a função à qualidade de vida resultando num ganho da funcionalidade. 

Quanto mais rápida a intervenção da fisioterapia após diagnóstico, mais rápida será a recuperação. 

As questões mais frequentes são as relacionadas com AVC, Paralisias Faciais, Paralisias Cerebrais, Esclerose Múltipla, Parkinson, Alzheimer, ELA, Lesões Vertebro-medulares, Traumatismos Craneo-Encefálicos. Nestes casos, adiar a procura médica especializada condiciona o sucesso da recuperação.

 

Reabilitação Pediátrica

Sabia que os bebés também fazem fisioterapia?

O Instituto CUF Porto conta com uma equipa clínica especializada em fisioterapia pediátrica que consegue ajudar a recuperar a condição do seu bebé.

Torcicolos congénitos, atrasos de desenvolvimento motor global, bronquiolites e displasias da anca são as situações clínicas pediátricas mais comuns com indicação para realizar fisioterapia.

 

Reabilitação Geriátrica

Sabia que dispomos de técnicas focadas na prevenção, promoção e recuperação física dos idosos?

Através de estratégias de fisioterapia especializada em geriatria conseguimos melhorar a independência, a funcionalidade e a qualidade de vida do idoso.

Reabilitação Cardio-respiratória

Sente falta de ar, cansaço extremo após a subida de um lanço de escadas , tosse, expectoração, tem queixas de patologia respiratória Pós-COVID?

No Instituto CUF Porto temos equipas especializadas que realizam técnicas de fisioterapia (Cinesioterapia Respiratória) que auxiliam a higiene brônquica, ensinam estratégias para gerir o cansaço, elaboram programas de exercícios adequados às suas queixas e condições clínicas maximizando a função respiratória e qualidade de vida.

 

Reabilitação Linfática e Vascular

Sente as pernas cansadas com frequência? Sente as pernas inchadas? Fez alguma cirurgia nos membros superiores/ inferiores e sente-os mais pesados e com pouca mobilidade?

A Reabilitação Linfática e Vascular consiste na utilização de estratégias de fisioterapia especializada em drenagem linfática com o objetivo de melhorar a mobilidade, função e qualidade de vida.

 

Reabilitação do Pavimento Pélvico

Sofre de queixas urinárias ou outras relacionadas com o assoalho pélvico que condicionem a sua qualidade de vida? Vai com muita frequência à casa de banho? Tem perdas de urina/gases/fezes? Sente dificuldade em relaxar nessa rotina? Tem dores pélvicas? Tem disfunções sexuais? Fez alguma cirurgia gástrica/urológica que condicionou a sua qualidade de vida? 

Nesta especialização o mais importante é a correção e consciencialização da sua contração/ relaxamento. No Instituto CUF Porto, uma equipa especializada realiza técnicas manuais, eletroestimulação adequada a cada patologia (se indicado), Biofeedback e ensino de exercícios que darão continuidade ao tratamento em casa.

Esta abordagem permite evitar cirurgias e não é invasiva.

 

Reabilitação Oncológica

Sente falta de mobilidade? Sente que a sua cicatriz está aderente e com mau aspeto?  Sente o braço/perna inchados?

Através de técnicas de fisioterapia especializada em oncologia  possível melhorar o aspecto e mobilidade da sua cicatriz e reduzir o edema da zona afetada, melhorando a auto-estima e a qualidade de vida.

 

Reabilitação no Pré e Pós-Parto

A gravidez e o parto são períodos da vida da mulher que acarretam muitas alterações físicas e emocionais. É um momento de transformação.

No Instituto CUF Porto encontra uma equipa multidisciplinar que atua no pré-parto e pós-parto. Recorrendo a  técnicas de fisioterapia pélvica auxilia e minimiza os efeitos da gravidez na mulher (cicatrizes, diástase abdominal, incontinências (urinária, gases e fecal) e disfunções sexuais) através de um plano de exercícios específicos para uma rápida e eficaz recuperação.

 

Exercício Clínico

No Instituto CUF Porto pode ter acesso a um plano individual de exercícios específicos para o tratamento de diversas patologias.

Esta modalidade de tratamento recorre a técnicas de reequilíbrio de cadeias musculares (Mezière, RPG, SGA, Pilates Clínico) e é o complemento ideal para potenciar as sessões de Fisioterapia. 

Procure-nos no serviço de MFR do ICUF e agende uma consulta de Fisiatria para o podermos ajudar! 

 

Reabilitação Vestibular

Tem queixas de vertigem, tonturas, desequilíbrios, sensibilidade aumentada ao movimento ou risco de queda?

A Reabilitação Vestibular é uma valência da fisioterapia que consiste num método de tratamento com diversos exercícios específicos, minimizando as queixas de disfunção vestibular e défice de equilíbrio.

Porque queremos que volte a ter autonomia e qualidade de vida, procure-nos no serviço de Medicina Física e Reabilitação, agende uma consulta de Fisiatria para o podermos ajudar!