CUF realiza ação de sensibilização para os sinais de alerta do AVC no Estádio José Alvalade
No passado domingo, 15 de fevereiro, a CUF aproveitou o cenário do jogo entre o Sporting Clube de Portugal e o Futebol Clube de Famalicão para lançar a iniciativa “Onda de Força”. Esta ação de sensibilização, transformou o relvado e as bancadas num palco de literacia em saúde, com o objetivo de ensinar o público a identificar precocemente os sinais de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A iniciativa recorreu ao simbolismo da "onda", um gesto muito comum no futebol, para criar um paralelo visual com o teste da força nos braços, que é um dos principais indicadores de um AVC. Através da mnemónica dos 3 F’s (Face, Força e Fala), a CUF explicou de forma simples que o desvio da boca, a perda de força num braço ou a dificuldade em falar são sinais críticos que exigem uma reação imediata.
Apresentada por João Manzarra, a ativação decorreu momentos antes do apito inicial, envolvendo os adeptos num espetáculo de luz e som ensinou o sistema dos 3F’s. O AVC continua a ser uma das principais causas de morte e sequelas em Portugal, e a rapidez na intervenção é o fator que mais vidas pode salvar.
Ao levar o seu conhecimento clínico para fora das unidades hospitalares, a CUF reafirma o seu papel na prevenção e na urgência especializada, colocando a informação ao serviço da segurança de todos os portugueses.
Pode visualizar o vídeo da iniciativa aqui