CUF Oncologia lança relatório bienal 2020-2021

A CUF Oncologia acaba de lançar o seu Relatório Bienal, que reflete a atividade e o trabalho desenvolvido em 2020 e 2021.

 

Com a assinatura “Há razões para ter esperança”, o Relatório dá a conhecer a história e a missão de vários profissionais de saúde da rede de cuidados oncológicos da CUF e as histórias de doentes e sobreviventes de cancro que se disponibilizaram para partilhar a sua experiência.

 

No documento fica bem patente que os anos 2020 e 2021 foram especialmente desafiantes, pois a par de uma pandemia, as doenças oncológicas continuaram a aumentar. 

 

Durante este período, os profissionais da CUF Oncologia deram o melhor de si para assegurar diagnósticos e tratamentos atempados, assim como o devido acompanhamento a doentes e familiares que atravessavam o processo da doença. 

 

Entre 2020 e 2021, a CUF Oncologia realizou mais de 9.900 novos diagnósticos e tratou mais de 8.800 doentes

 

Ainda nestes dois anos, a CUF Oncologia alcançou marcos significativos que merecem ser destacados:

 

  • Reforço da Via Verde Diagnóstico de Cancro e do Programa de Deteção Precoce do Cancro do Pulmão;
  • Aumento da oferta formativa pré e pós-graduada para o ensino e treino na área de Oncologia com a abertura do Centro de Simulação CUF em parceria com a NOVA Medical School;
  • Aumento da disponibilização de testes moleculares para o diagnóstico oncológico;
  • Aquisição de novo acelerador linear para a Radioterapia do Instituto CUF Porto;
  • Início da disponibilização do tratamento de iodo radioativo para cancro da tiróide;
  • Recertificação da Unidade da Mama da CUF Lisboa pela European Society of Breast Cancer Specialists (EUSOMA).

 

De destacar que no Relatório são apresentadas, a par da casuística e da atividade registada no biénio 2020-2021, as curvas de sobrevivência de diferentes patologias, com base no número de sobreviventes ao longo de 200 meses, a partir da data de diagnóstico.

 

Ao longo do documento é igualmente possível conhecer, de forma detalhada, a forma como se encontra estruturada a CUF Oncologia assim como os seus diferentes interlocutores e a forte aposta feita em pilares estratégicos como a Qualidade Clínica, a Investigação e a Inovação.

 

Aceda aqui ao Relatório 2020-2021 da CUF Oncologia

 

 

Capa relatório CUF Oncologia 2020-2021