CUF doa quase 3500 bens ao SNS e entidades da economia social

No decurso do encerramento do Hospital CUF Infante Santo, a CUF, no âmbito da sua estratégia de responsabilidade social corporativa, decidiu doar mais de 3400 bens a diversas entidades com particular necessidade de equipamento clínico e não clínico de qualidade. A iniciativa foi dirigida ao SNS, a entidades que trabalham em cooperação internacional na área da saúde, a instituições nacionais da economia social, aos Bombeiros Voluntários e Exército e, numa vertente interna, a 340 colaboradores do Hospital ora encerrado.

 

Ao SUCH - Serviço de Utilização Comum dos Hospitais, associação de utilidade pública que  realiza atividades instrumentais à atividade da prestação de cuidados de saúde no SNS e que tem como missão contribuir para a sustentabilidade financeira do mesmo, foram doadas quase 80 camas elétricas, 24 marquesas articuladas, cuja recolha contou com a ajuda da Marinha Portuguesa, além de 173 outros bens de diferentes tipologias, que seguramente irão contribuir para o bem-estar e qualidade da prestação de cuidados de saúde aos utentes do SNS.

 

Foram doados mais de 550 bens a cinco entidades que desenvolvem a sua atividade na área da saúde e cooperação internacional, em Angola, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, onde a carência dos bens doados é quase absoluta, pelo que o impacto da doação assume enorme relevância. Foram beneficiárias o Instituto Marquês Vale Flor, a Heath4Moz, a Associação Cuerama, os Médicos do Mundo e a Associação Abraçar São Tomé.

 

No que se refere a entidades da economia social, em particular com respostas sociais para idosos, crianças, pessoas com deficiência ou dirigidas a contextos socio-económicos de grande vulnerabilidade, foram doados mais de 2200 bens. Estes permitirão fazer face às sérias necessidades sinalizadas pelas entidades e melhorar as condições físicas das respostas sociais desenvolvidas, em particular no atual contexto pandémico que trouxe desafios acrescidos às beneficiárias das doações. Foram ainda doados bens aos Bombeiros Voluntários e à Unidade de Saúde do Exército.

 

Uma operação logística complexa e morosa que culminou com um enorme agradecimento por parte de todos os beneficiários. 

 

Vale a pena continuar a apostar em ações geradoras de impacto social positivo na comunidade onde a CUF se insere, e fazer realmente a diferença!