Cirurgia robótica disponível no Hospital CUF Porto

‘Da Vinci Xi’

O Hospital CUF Porto adquiriu o robot ‘Da Vinci Xi’, um modelo de última geração de sistemas cirúrgicos robóticos, tendo já realizado as primeiras cirurgias com este equipamento.

 

A CUF adquiriu recentemente o segundo robot ‘Da Vinci Xi, desta vez com localização no Hospital CUF Porto, onde já foram realizadas com sucesso as primeiras cirurgias robóticas à próstata, pelo coordenador de urologia do hospital, Rui Prisco.

 

Com equipas experientes e certificadas em cirurgias assistidas por robot, o Hospital CUF Porto inicia, numa primeira fase, a cirurgia robótica nas especialidades de Urologia, Ginecologia e Cirurgia geral, alargando no futuro a resposta nas áreas de Cirurgia Cardíaca e Cirurgia Torácica. 

 

O robot ‘Da Vinci Xi’ funciona como uma extensão dos olhos e das mãos do médico, permitindo executar procedimentos cirúrgicos com maior precisão, flexibilidade e controlo, e realizar procedimentos complexos de forma mais facilitada. Por ser uma cirurgia menos invasiva e mais precisa, o doente tem menos dor no pós-operatório, uma recuperação mais rápida e cicatrizes mais pequenas. 

 

Este sistema robótico tem vários campos de aplicação, dos quais se destacam, a cirurgia urológica, sobretudo no tratamento do cancro da próstata e rim, a cirurgia bariátrica, a cirurgia colorretal, a cirurgia ginecológica para tratamento da endometriose, entre outros. De realçar ainda que a cirurgia robótica permite o desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas.

 

A instalação de um robot “Da Vinci Xi” é, também, indicativo do nível de diferenciação e abordagem multidisciplinar das equipas clínicas envolvidas do Hospital, tendo como foco a segurança clínica e o conforto para o doente.

 

O Hospital CUF Porto torna-se, assim, na primeira unidade privada a norte do país a dispor desta tecnologia robótica de última geração. 

 

Esta aposta é mais um exemplo de como a CUF procura estar na vanguarda da inovação ao serviço da medicina, reforçando a nossa posição como marca de referência na prestação de cuidados de saúde na região norte do país.

 

Saiba mais sobre a Cirurgia Robótica na CUF aqui