Centros de Referência de Cancro do Reto na CUF

O Ministério da Saúde reconheceu os Hospitais CUF Lisboa – Hospital CUF Descobertas e Hospital CUF Infante Santo – como Centros de Referência Nacional para o tratamento de carcinoma do reto.

Este reconhecimento surge na sequência de um concurso público aberto a instituições do sistema de saúde, com a necessidade de demonstração de requisitos exigentes em termos de qualidade clínica, de capacidade formativa e de investigação, de organização integrada e multidisciplinar e com casuística em número adequado.

Colaboraram na elaboração desta candidatura dezenas de médicos, nomeadamente oncologistas, cirurgiões, radioterapeutas, anatomo-patologistas e radiologistas que desenvolvem a sua atividade nos Hospitais CUF de Lisboa.

O tratamento do carcinoma do reto requer um correto diagnóstico, um estadiamento preciso, uma decisão terapêutica multidisciplinar para instituição da terapêutica e, seguidamente, que a realização dos procedimentos sejam cirúrgicos, rádicos ou de terapêutica sistémica, capacidades que se encontram disponíveis na íntegra nestes Hospitais.

Como afirma Dirk Arnold, Coordenador Clínico Estratégico de Oncologia CUF, “este era um reconhecimento esperado pela José de Mello Saúde, mas de que nos congratulamos, já que os Hospitais CUF Lisboa reúnem todas as condições para se constituírem como Centros de Referência Nacional no tratamento do carcinoma do reto, uma vez que perseguem um elevado nível de qualidade clínica, com primado na assistência, sem descurar a investigação e a docência.”

Ainda segundo o especialista alemão, Dirk Arnold, “os Hospitais CUF Lisboa desenvolvem de forma organizada, sinérgica e partilhada entre os dois pólos (Hospital CUF Descobertas e Hospital CUF Infante Santo), uma apreciável atividade clínica e científica na área do diagnóstico e tratamento da patologia oncológica colo-rectal. Dispõem de profissionais dedicados, credenciados, competentes e prestigiados, para além da mais recente tecnologia de ponta, que asseguram um elevado nível de cuidados aos doentes que livremente os procuram ou lhes são referenciados por médicos de outras instituições.”

Os Hospitais CUF Lisboa têm mais de 30 anos de experiência a tratar o cancro em ambiente multidisciplinar, mantendo a capacidade de tratar grandes números com alta diferenciação e qualidade. Reportam resultados no ROR e são instituições de ensino e investigação pré e pós-graduada.

Hospitais CUF Lisboa são Centros de Referência para o tratamento do cancro do reto