doctors-placeholder

Sandra Costa

Técnico
Especialidade
Psicologia Clínica
Áreas de Diferenciação
Avaliação Psicológica; Acompanhamento psicoterapêutico a crianças, jovens e adultos; Promoção de competências socioemocionais (identificação, facilitação, compreensão e gestão emocional); Aconselhamento parental
Doenças
Agorafobia
Ansiedade
Ataque de pânico
Depressão
Dificuldades de aprendizagem
Fobias
Perturbação obsessivo-compulsiva (POC)
Perturbações relacionadas com trauma e fatores de stress
PHDA - Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
Atividade Clínica
Formação Académica
Sociedades Científicas
Atividade Científica

Hospital CUF Viseu

Desde 2019 - Clínica Servital, Sernancelhe

Desde 2016 - Clínica Vispé, Viseu

2012-2016 - Centro de Reabilitação, Intervenção e Desenvolvimento, Viseu

2008-2012 - GAPAP, Viseu

A decorrer - Doutoramento em Psicologia da Educação, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE), Universidade de Coimbra

Pós-graduação em Inteligência Emocional e Saúde Mental - Aplicações práticas na Família, na Educação e na Saúde

Pós-graduação em Clínica Cognitiva-comportamental

Facilitadora do programa MQ - Aprender a ser Feliz

Certificação em práticas de Mindfulness para crianças e adolescentes - programa Still Quiet Place Training

Formadora na área comportamental em organismos privados e públicos do distrito de Viseu

Mestrado em Psicologia Clínica

Ordem dos Psicólogos Portugueses

Membro da direção da Associação Portuguesa de Inteligência Emocional

Menções em artigos publicados em revistas da especialidade com arbitragem científica:

- Tese de mestrado: Costa, S. C. P. (2011). Diferenças entre padrões singulares de capacidade de inibição associados a condições cognitivas patológicas e a condições isentas de patologias cognitivas em idosos (Unpublished master's dissertation). Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal referida em: Bertelli, R. (2011 in press). Why is it that research into the effects of music on dementia with Lewy bodies is so urgently needed? European Review of Artistic Studies - Interdisciplinary Studies, ISSN 1647-3558 ISBN 978-989-95781-3-5, v.5

- Campos SM, Costa MG, Ferreira M, Ribeiro OP, Costa S, Duarte J, et al. Avaliação de programa sobre identificação de emoções por alunos do ensino básico. Acta Paul Enferm. 2019

 

Comunicações por convite

- Campos SM, Costa MG, Ferreira M, Ribeiro OP, Costa S, Duarte J, et al. Programa de Educação Sócio-Emocional em Alunos do Ensino Básico: Estudo de Intervenção com Avaliação Antes e Depois. I International Congress Quality of Life, Citizenshio and Mental Health e V Congress of Health Education, Escola Superior de Saúde e Politécnico de Viseu, 21 e 22 de Junho 2019

- Costa, S. (2019). Aplicação a alunos do ensino básico do Programa de educação sócio emocional os Mochinhos da Sabedoria. Congresso de Inteligência Emocional, Instituto Politécnico de Bragança, 21 a 23 de Fevereiro 2019

 

Pósteres em congressos científicos

- Costa, S., Campos, S., Ribeiro, C. & Couceiro, A.P. (2019). Programa de Educação Sócio Emocional: Os Mochinhos da Sabedoria", apresentado na Conversas de Psicologia com o tema Sáude e Prevenção: pensar a comunidade, na Universidade da Coimbra, 2019

- Costa, S. & Lucas, S. (2006). A Perturbação De Stress Pós-Traumático em Jovens Adultos portugueses vítimas e perpetuadores de Abusos no Relacionamento íntimo, apresentado na conferência Internacional de Psicologia Forense, na Universidade do Minho/Braga, 2006

- Costa, S. & Lucas, S. (2006). A Perturbação De Stress Pós-Traumático em Jovens Adultos portugueses vítimas e perpetuadores de Abusos no Relacionamento íntimo, apresentado na IIª Semana da Sida no Instituto Politécnico de Viseu, 2006