Pais de 5

E com muitas surpresas pelo caminho

Juliana e o marido foram surpreendidos com uma gravidez avançada e não detetada. Era Gabriel, um bebé que lhes mudou e encheu a vida. Mais tarde foram ainda surpreendidos quando a família de quatro cresceu para sete. Conheça esta história contada pela mãe, Juliana.

 

O nosso pequeno Gabriel


Certo dia, todos felizes, após um teste de gravidez positivo,  marcamos uma consulta de Obstetrícia no Hospital CUF Descobertas. Lá fomos nós, pensávamos, confirmar uma gravidez!

Fomos recebidos pela Dra. Ana Patrícia, que após iniciar o exame começou aos "ais" - pensámos, serão gémeos? Mas não. Era, sim, um rapagão já pronto para nascer! É verdade, foram oito meses sem sentir um bebé, e sem sinais físicos de gravidez!

Nos apenas "15 dias de gravidez", tivemos um acompanhamento formidável. Infelizmente descobrimos que o nosso menino tinha um problema cardíaco grave associado, na maioria dos casos, a Portadores de Trissomia 21.

A nossa médica foi incansável na preparação de tudo, ela queria que o nosso bebé tivesse os melhores cuidados e os melhores profissionais para o receber no seu nascimento!


O nosso bebé decidiu nascer 13 dias após confirmarmos a sua existência, num domingo. A caminho do Hospital enviámos mensagem à nossa médica para ficar a par porque percebemos que ia nascer! Os nervos estavam ao rubro... Sabíamos que não era a situação perfeita. Houve algo que nos acalmou.. a presença da pessoa que nos acompanhou, a Dra. Ana Patrícia que deixou a sua família a num domingo e veio fazer o nosso parto! Decidimos chamar-lhe Gabriel. Passamos uns dias nos cuidados da Neonatologia, rodeados de profissionais e seres humanos extraordinários que cuidaram do nosso Gabriel de uma forma indescritível!

 

Confirmou-se a Trissomia 21

Apenas sentimos, naquele momento, que ele decidiu mesmo escolher-nos a nós como pais.. foi muito emotivo.. Honestamente, como somos pessoas práticas, o que pensámos logo foi, "o que podemos nós fazer,  a onde nos devemos  dirigir, com quem devemos falar?" E, uma vez mais, o apoio dos profissionais da CUF Descobertas foi essencial. Obrigada a todos. Tem sido um caminho incrível que começou aí, com o vosso apoio!

 

jovem mulher com cabelo branco

Surpresa! São Gémeas.


A caminhada com o Gabriel tem sido linda e de uma aprendizagem brutal! Algo que sentimos neste caminho foi que o convívio com crianças mais novas é muito estimulador para crianças com T21.

Derivado à pandemia, o nosso setor profissional (operamos em street food em eventos por todo o pais) parou por completo, e então decidimos que era a altura certa para sermos pais novamente! Desta vez, muito contentes e orgulhosos, fizemos tudo de "forma normal". Fizemos as consultas e exames pré-conceção e, rapidamente foi confirmada a gravidez!
Mas, claro, connosco não podia ser "normal"!


Na primeira ecografia, a Dra. Ana diz-nos que são gémeos... Dois de certeza, e que na próxima ecografia confirmaria a existência ou não de um terceiro!

Confirmou-se, era dois.. ufa.. que alivio! Foi uma gravidez tranquila, fomos aprendendo coisas novas. Mas as nossas princesas, a Carminho e a Carlota, decidiram nascer prematuras de 34 semanas e 1 dia.

 

De volta à Neonatologia

Uma vez mais voltamos aos cuidados da Neonatologia, até elas terem condições para ir para casa, para junto do Gabriel e dos manos mais velhos o Tomás e a Constança. Confessamos que, devido à pandemia, foi mais difícil desta vez, mas, uma vez mais, sentimos um profissionalismo exemplar por parte de quem nos acompanhou.


Como eram prematuras, já depois de estarmos em casa, e numa consulta de rotina minuciosa, foi descoberto liquido mais que o normal na cabeça da Carlota, foi muito duro, mas foi-nos explicado todos os cenários possíveis.

Uma vez mais procurámos saber o que podíamos fazer, e foi esse o caminho que levámos com Fé. Felizmente agora podemos dizer que está tudo bem!
 

20anos Maternidade_Juliana2

O nosso muito obrigado!

Queremos prestar a nossa homenagem e agradecimento à Dra. Ana Patricia, uma pessoa de um profissionalismo e coração enormes. Ao Dr. Rui Anjos, cardiologista pediátrico, uma pessoa que não é fácil descrever em palavras a sua dedicação e amor pelas suas crianças.


E sem esquecer todos os outros profissionais de saúde que têm passado nas nossas vidas, são muitos e extraordinários!

jovem mãe a beijar as mãos de bebé