Consulta Neuro-Oncologia
O que é a Neuro-Oncologia?
A Neuro-Oncologia é a sub-especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento dos tumores do sistema nervoso central (cérebro e medula espinal) e periférico (nervos do crânio e membros). Esses tumores podem ser classificados como:
- Tumores primários: originados diretamente no sistema nervoso (ex: gliomas, meningiomas, schwannomas)
- Tumores secundários (metástases): resultantes da disseminação de tumores de outras partes do corpo para o sistema nervoso.
Adicionalmente, a Neuro-Oncologia é responsável pelo diagnóstico e tratamento de complicações neurológicas associados aos tratamentos oncológicos como radioterapia, quimioterapia, imunoterapia ou terapêuticas alvo, que precisem de um acompanhamento neurológico diferenciado. Por fim, as doenças oncológicas podem co-existir com doenças neurológicas independentes (Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, entre outros) ou estarem associadas a doenças neurológicas específicas (doenças neurológicas paraneoplásicas), cabendo ao neuro-oncologista a orientação neurológica destes doentes em estreita colaboração com o oncologista e demais médicos assistentes do doente.
Como está organizada a consulta de Neuro-Oncologia na CUF?
A consulta de Neuro-Oncologia, integrada na Unidade de Tumores Cerebrais, está estruturada de forma a oferecer um cuidado personalizado a cada doente. A consulta é realizada por Neurologistas ou Oncologistas que se dedicam à Neuro-Oncologia, garantindo uma orientação diferenciada.
O plano terapêutico é discutido e decidido em reunião multidisciplinar semanal, que reúne médicos de diversas especialidades Esta integração entre diferentes disciplinas permite a definição de estratégias mais personalizadas e, consequentemente, mais eficazes. Esta estrutura colaborativa reflete, ainda, o compromisso da CUF em proporcionar cuidados de excelência ao doente neuro-oncológico.