Consulta Doença Cerebrovascular

As doenças cerebrovasculares estão relacionadas com doenças de vasos sanguíneos que fornecem sangue ao cérebro. O principal fator de risco para a doença cerebrovascular é a aterosclerose, que consiste na deposição de uma placa formada por gordura e outras substâncias que estreita as artérias, e pode mesmo romper e ulcerar, causando uma embolia ou trombose local. A parte do cérebro que deixa de receber sangue arterial morre numa questão de minutos (AVC isquémico), pois as células cerebrais não conseguem sobreviver além disso sem irrigação.

Os principais fatores de risco são a hipertensão arterial e arritmias cardíacas, como a fibrilação auricular. Outra consequência pode ser uma hemorragia cerebral pelo rompimento de um vaso doente, que nesse caso se chama vulgarmente um AVC hemorrágico.

A Consulta Doença Cerebrovascular oferece um seguimento especializado a doentes que já tiveram um AVC, ou que sejam portadores de fatores de risco para o ter, no sentido de prevenir a ocorrência do mesmo ou de minimizar as sequelas ou o risco de repetição.