Consulta Arritmologia

A arritmia é uma alteração do batimento ou ritmo cardíaco que se pode manifestar por batimentos muito rápidos (taquicardia), muito lentos (bradicardia) ou irregulares.

O questionário médico e a observação em consulta são o primeiro passo para o diagnóstico de uma possível arritmia e para a identificação da sua potencial causa.

Os passos seguintes incluem a realização de alguns exames como um simples eletrocardiograma ou a necessidade de monitorizar o ritmo cardíaco de modo permanente durante 24 horas (monitorização de Holter), ou até mesmo durante um período de tempo mais alargado e que pode atingir algumas semanas (monitorização com detetor de eventos).

É natural que também lhe proponham que faça uma ecografia ao coração (ecocardiograma) para verificar se existem alterações no funcionamento do músculo ou das válvulas.

Em casos especiais poderá haver necessidade de realizar exames mais sofisticados que exigem internamento, ainda que de muito curta duração, como é o caso de um procedimento diagnóstico efetuado sob anestesia local que designamos por estudo eletrofisiológico.