COVID-19: Tem as mãos secas de tanto lavar?

COVID-19
Pele, unhas e cabelo
Prevenção e bem-estar
4 mins leitura

Uma boa higienização das mãos é muito importante para prevenir a infeção por COVID-19, mas pode resultar em mãos secas. Aprenda a cuidar da sua pele.

A correta lavagem das mãos é uma das medidas mais recomendadas na prevenção da infeção por COVID-19, o que nos levou a aumentar a frequência com que adotamos este hábito no nosso dia a dia.

Há, contudo, um resultado menos agradável associado a todas estas lavagens: se não adotar cuidados extra, a pele das mãos pode ficar mais seca e até gretada.

Siga as nossas dicas e mantenha a sua pele intacta sem deixar de adotar todos os cuidados necessários para se proteger do novo coronavírus.

 

Porque é que a lavagem seca a pele?

A camada mais superficial da nossa pele é composta por uma gordura natural, que atua como barreira com o exterior e mantém a nossa pele hidratada. Com as lavagens com sabonete, estes óleos da pele são eliminados juntamente com toda a sujidade e micróbios que possam existir, deixando as mãos mais secas se não forem adotados cuidados extra para a manter bem hidratada. Além da secura, poderá ocorrer também desconforto, vermelhidão, descamação e até fissuras na pele.

Quem sofre de outros problemas de saúde dermatológicos, como eczema, poderá ver os seus sintomas agravados.

 

Sabia que...

A pele seca e gretada facilita a entrada de bactérias e outros microrganismos no nosso corpo. É por isso que é tão importante mantê-la saudável e intacta.

 

Durante a lavagem

Mesmo que já tenha a pele das mãos seca, deverá continuar a lavá-las durante pelo menos 20 segundos, esfregando todas as zonas, incluindo entre os dedos e a área em redor das unhas. É importante que o faça com água tépida ou fria - a água quente tem uma ação mais abrasiva, eliminando a gordura da pele. Dê também preferência a um sabonete com ação hidratante e sem fragrância.

Seque as mãos com uma toalha limpa, mas deixe ainda alguma água na pele. Outra alternativa é deixar as mãos secar ao ar.

 

Mantenha a pele bem hidratada

Depois de cada lavagem, ainda com a pele das mãos húmida, aplique uma loção hidratante em toda a área das mãos, garantindo que chega também às pontas dos dedos e unhas.

Se já tem tendência para ter a pele seca, opte por um creme mais gordo e hidratante.

Faça o mesmo sempre que usar gel desinfetante. Estes produtos têm uma elevada quantidade de álcool de modo a matar todos os micróbios, acabando por secar muito a pele.

Prefira um creme sem perfumes, que tende a ser menos irritante para a pele.

É também recomendável o uso de luvas sempre que lava a loiça ou faz limpezas. Especialmente se já sofre de pele seca.

 

Dica extra

Tenha sempre consigo uma pequena embalagem de creme hidratante, seja na mala, no saco do ginásio ou na secretária do trabalho, ao lado do álcool gel.

 

Outros tratamentos para as mãos secas

À noite, antes de ir para a cama, aplique uma camada generosa de creme com boa ação hidratante, como um creme gordo. Depois, calce umas luvas de algodão para potenciar a sua absorção.

Existem também máscaras em forma de luvas, que são aplicadas durante 20 minutos nas mãos, para uma hidratação extra.

Poderá também optar por ter um aparelho humidificador do ar e ligá-lo à noite. Níveis mais elevados de humidade podem ajudar a atenuar a pele seca.

 

Fale com o seu médico

Se, depois de colocar em prática estas recomendações, a pele das suas mãos continua seca, deve pedir a opinião de um médico dermatologista. Este poderá prescrever uma pomada específica para tratar a secura da pele.

Se sofrer de algum problema de saúde que provoca pele muito seca, como dermatite atópica, poderá ser necessário tratar o problema de saúde para aliviar a secura.