COVID-19: É seguro ir à piscina e à praia?

COVID-19
4 mins leitura

Desde que sejam cumpridas algumas medidas para reduzir o risco de contágio de COVID-19, as idas à piscina e à praia podem fazer parte dos seus planos de verão.

Com a chegada do verão e, para muitos de nós, das férias, um mergulho na piscina ou uns banhos de sol na praia são planos tentadores. Mas, com a pandemia de COVID-19, é natural que se questione acerca da segurança destas atividades. A boa notícia é que pode ficar descansado: desde que sejam tomados os devidos cuidados - muitos deles descritos no Decreto-Lei n.º 24-2020 de 25 de maio -, ir à praia e à piscina ao ar livre é seguro.

 

A COVID-19 transmite-se pela água?

Até à data não há evidência de transmissão do vírus SARS-CoV-2 pela areia ou água. Mesmo que este esteja presente na água da piscina, que contém cloro, e que esta entre em contacto com os nossos olhos, não existe um risco de contágio. O mesmo se aplica à água do mar.

 

Mantenha o distanciamento, sempre

Seja na praia, na piscina pública ao ar-livre ou em qualquer outra situação, a melhor forma de se proteger do contágio por COVID-19 é mantendo a distância mínima de segurança das restantes pessoas - 2 metros - por exemplo, quando vai dar um mergulho. Já os chapéus de praia devem ter um afastamento de, no mínimo, 3 metros.

Se verificar que não é possível mantê-la, por haver uma grande concentração de pessoas, adie a sua ida à praia ou piscina para outro dia. Antes de sair de casa, pode até consultar a app InfoPraia e verificar qual é a afluência da praia para onde pretende ir. Prefira as que estão assinaladas a verde, que têm um nível de ocupação mais baixo. Se o nível de ocupação for muito alto, não arrisque.

 

Em que casos usar máscara?

Se faz parte dos seus planos ir até à praia ou à piscina, leve sempre consigo uma máscara, ainda que não precise de a usar constantemente.

Deve colocar a sua máscara sempre que se deslocar a espaços públicos, como as casas de banho ou bares, pois poderão lá estar outras pessoas e não ser possível manter sempre a distância de segurança. Não se esqueça também de levar o seu calçado.

Tendo em conta que se encontra num local ao ar livre, se estiver sentado na toalha com a sua família ou com um pequeno grupo de pessoas, não será necessário o uso de máscara, desde que assegurada a distância mínima das restantes pessoas. Se sentir que na praia ou na piscina as pessoas se começam a juntar à sua volta, deve colocar a máscara.

 

Atenção!

Não use máscara enquanto está na água, pois esta acabará por se molhar e dificultar a respiração.

 

Tenha sempre desinfetante à mão

A correta lavagem das mãos é uma das medidas mais repetidamente recomendadas para a prevenção da COVID-19 e há motivos para isso.

Sempre que usar espaços comuns, como as casas de banho ou bares, lave as suas mãos ou use um desinfetante à base álcool.

Deve levar ainda toalhitas para limpar as cadeiras ou mesas que se encontrem no local antes de a utilizar. Se for utilizar outros equipamentos do espaço, como pranchas de surf, tenha o mesmo cuidado.

 

À chegada e à saída da praia

Nos acessos à praia, é importante que use sempre o seu calçado, circule pela direita (esteja atento, pois poderão existir indicações no chão, que deve sempre seguir) e mantenha a distância de pelo menos 2 metros das pessoas que não pertençam ao seu grupo.

À saída também deve adotar alguns cuidados, como não deixar o lixo nem beatas na praia - acondicione-os e coloque-os nos contentores adequados - e deitar as suas máscaras e luvas nos contentores de lixo comum.

Doenças