Alinhadores dentários, a solução invisível

Saúde oral
3 mins leitura

Podem ser utilizados por adultos e crianças a partir dos 6 anos. Confortáveis e com resultados mais rápidos, conheça aqui todas as vantagens deste tratamento.

Os alinhadores dentários permitem melhorar o sorriso sem os inconvenientes dos aparelhos fixos. São praticamente invisíveis e são tão ou mais eficazes do que os aparelhos ortodônticos convencionais.

 

De que são feitos os alinhadores invisíveis?

Os alinhadores invisíveis são confecionados num material termoplástico de uso médico, semi flexível mas muito resistente. Graças à tecnologia utilizada, estes alinhadores dentários permitem aplicar forças de pressão nos dentes, provocando o seu movimento de forma gradual, de forma altamente controlada e previsível.

 

Como funciona o tratamento com alinhadores?

Numa primeira consulta são realizados:

  • Exames radiográficos
  • Registo fotográfico intra e extra oral
  • Moldes ou scanner da boca

 

Com recurso a um software específico, o médico dentista desenvolve um plano de tratamento, a partir do qual, com recurso a tecnologia avançada, é produzida uma sequência de alinhadores removíveis, feitos à medida do paciente, que encaixam confortavelmente nos dentes e que os vão movendo para a posição planeada inicialmente. O software utilizado permite ver o plano de tratamento e o resultado final antes de começar a utilizar os alinhadores.

 

O paciente deverá trocar o alinhador pelo subsequente a cada uma ou duas semanas, dependendo da indicação do seu médico dentista.

 

Os aparelhos invisíveis são adequados para todos os casos?

Graças ao avanço tecnológico associado aos sistemas de alinhadores dentários, é possível tratar qualquer caso que seja possível de tratar com os aparelhos metálicos tradicionais. Os alinhadores invisíveis podem ser usados tanto no tratamento de adultos como de crianças a partir dos 6 anos.

 

Quanto tempo demora o tratamento?

O tratamento com alinhadores invisíveis é em geral mais rápido do que o tratamento ortodôntico convencional: dura em média de 6 a 18 meses. No entanto, a sua duração varia consoante a complexidade de cada caso e com a frequência do uso dos alinhadores por parte do paciente, pois este tratamento exige disciplina por parte do utilizador. Apesar de serem removíveis, os alinhadores devem ser usados cerca de 22 horas por dia, devendo ser retirados apenas para comer e para escovar os dentes.

 

Vantagens dos alinhadores invisíveis

São várias as vantagens em optar por este tratamento:

  • Praticamente invisível: os alinhadores dentários são transparentes e muito discretos, não se nota que está a usar.
  • Confortável: os alinhadores invisíveis são individualizados e concebidos para se adaptar perfeitamente aos dentes de cada paciente, o que elimina o desconforto causado pelos brackets e arames dos aparelhos convencionais. Provocam menos lesões da mucosa oral e menos consultas de urgência. Não causam dor, apenas um ligeiro desconforto quando se troca de alinhador.
  • Higiene mais simples: por ser removível, é mais fácil de higienizar - tanto na lavagem dos dentes, como na limpeza dos próprios alinhadores.
  • Retira-se para comer: permite ao paciente comer sem restrições alimentares e sem risco de estragar o aparelho.
  • Menos idas ao dentista: enquanto os outros aparelhos dentários têm de ser ajustados mensalmente, no caso dos alinhadores as consultas são a cada 6 a 8 semanas, onde receberá os vários alinhadores subsequentes.
Publicado a 11/10/2021