10 conselhos para prevenir hérnia discal

Doenças crónicas
Dor
Prevenção e bem-estar
4 mins leitura

Muitos dos fatores de risco, como o peso e o sedentarismo, podem e devem ser combatidos, obrigando a alterações nos estilos de vida. Quais? Encontre-as aqui.

Desde o acordar ao deitar, adotamos muitos hábitos ao longo do dia que não favorecem em nada a saúde da nossa coluna. Alguns deles passam, por exemplo, por se sentar torto, estar sempre a arranjar desculpas para saltar a ida ao ginásio e ir diretamente para o sofá, levantar pesos incorretamente, fumar. Com quantos destes se identificou? A longo prazo, estes gestos podem levar ao desenvolvimento de problemas nas costas, entre eles, hérnias discais. Quer evitá-las? Eis o que tem de fazer. 

 

Adote uma boa postura

Mantenha a coluna devidamente alinhada em qualquer circunstância, nomeadamente se tiver de estar muitas horas sentado ou de pé. Desta forma, garante uma distribuição uniforme das pressões exercidas sobre esta zona do seu corpo e previne o seu desgaste precoce e desnecessário.

 

Pratique exercício físico

Músculos fortes ajudam a coluna e os discos vertebrais a suportar o peso do corpo. Existem vários exercícios que podem ser realizados, sob orientação médica. Nem todos são recomendados.

 

Mantenha um peso saudável para prevenir hérnia discal

O excesso de peso e a obesidade são inimigos da coluna e dos discos vertebrais, exercendo sobre eles uma grande pressão. Caso seja necessário, considere perder algum peso.

 

Tenha cuidado ao levantar pesos

Se tiver de levantar ou carregar pesos, em casa ou no trabalho, saiba que há uma forma certa de o fazer. Com os pés bem assentes no chão e não em bicos de pés, aproxime-se do objeto, dobre os joelhos para se baixar e segure-o próximo do seu corpo até o pousar.

 

Ajuste a altura dos seus gadgets

Certifique-se de que o ecrã do seu computador, tablet ou smartphone está colocado à altura dos seus olhos. Existem hoje, no mercado, vários suportes que ajudam a alcançar a altura adequada.

 

Aprenda a sentar-se

Quando está sentado ou a conduzir, o seu queixo deve estar paralelo ao chão e os joelhos devem estar ligeiramente mais altos do que a anca. Algumas pessoas colocam sob os pés um pequeno banco ou um pufe. Pode também colocar uma almofada pequena ou uma toalha enrolada entre a parte inferior das costas e o encosto, para aliviar a pressão.

 

Evite torcer a coluna ou baixar a cabeça

Torcer o tronco e baixar a cabeça para ler são erros extremamente comuns. Para evitar torções da coluna, use uma cadeira giratória. Para ler, coloque o livro ou documento ao nível dos seus olhos, de preferência em cima de um suporte.

 

Deixe de fumar

A nicotina diminui a circulação do sangue e, como tal, a absorção de nutrientes essenciais para que os discos vertebrais se mantenham saudáveis. Evite fumar.

 

Durma numa posição neutra

Escolher um bom colchão e um bom travesseiro é um primeiro passo, mas não é o único. A posição em que se dorme é fundamental. Acima de tudo, é preciso respeitar a curvatura normal da coluna, quer se durma de lado, quer de barriga para cima. No primeiro caso, uma boa opção é colocar um travesseiro entre as pernas, que devem estar dobradas. No segundo caso, experimente posicionar a almofada por baixo dos joelhos.

 

Faça uma alimentação saudável, privilegiando o cálcio e a vitamina D

Alguns alimentos são particularmente amigos dos ossos, ajudando-os a manterem-se em forma. O leite e seus derivados, os legumes de folha verde, as leguminosas e os frutos secos são boas fontes de cálcio. A vitamina D pode ser obtida através da ingestão de peixes gordos, ovos e fígado. Pode ser necessária suplementação.

 

Sabia que...

Se conduzir, deve posicionar o assento o mais à frente possível, de modo a que não tenha de dobrar as costas. A inclinação do encosto não deve ultrapassar os 30 graus.