Unidade do Ombro e Cotovelo

Hospital CUF Tejo

21

A dor no ombro e no cotovelo são extremamente prevalentes, podendo ocorrer insidiosamente devido a processos degenerativos, ou de forma súbita na sequência de mecanismos traumáticos.

 

O aumento generalizado da esperança média de vida, da atividade laboral sedentária e da prática de atividade física recreativa traduzem-se num maior número de lesões nestas áreas anatómicas, quer sejam de caráter agudo ou crónico.

 

A evolução da cirurgia ortopédica nas últimas décadas permite-nos tratar de forma cada vez menos invasiva o doente com patologia do ombro ou cotovelo, privilegiando sempre que possível a abordagem artroscópica e/ou minimamente invasiva e permitindo deste modo um período de convalescença mínimo e uma recuperação mais célere e menos penosa.

 

A Imagiologia, como complemento do diagnóstico, é também cada vez mais eficiente, assim como a Medicina Física e Reabilitação, que adquiriu maior experiência num conjunto de técnicas terapêuticas minimamente ou não invasivas cada vez mais eficazes.

 

A patologia da coifa dos rotadores, a capsulite ou rigidez do ombro e as lesões secundárias à instabilidade ou luxação do ombro são hoje em dia maioritariamente tratadas por via artroscópica. As lesões traumáticas ósseas (fraturas) e as doenças osteoarticulares degenerativas em estado avançados (artrose) carecem maioritariamente de tratamento cirúrgico por via aberta convencional, ainda que atualmente algumas destas patologias sejam também passíveis de abordagens menos invasivas. No cotovelo, a artroscopia é utilizada para o tratamento da rigidez, remoção de corpos livres, tratamento de lesões desportivas tendinosas ou ligamentares, alguns tipos de fraturas, e epicondilite lateral, por exemplo. Porém, as vias de abordagem mais convencionais, ainda que hoje em dia cada vez menos invasivas, são normalmente necessárias para tratar roturas do bicípite distal ou do tricípite, bem como fracturas peri-articulares   

 

A Unidade do Ombro e Cotovelo do Hospital CUF Tejo integra uma Unidade multidisciplinar constituída por Médicos Ortopedistas e Fisiatras focados em oferecer as melhores e mais actuais soluções terapêuticas  e privilegiando uma abordagem minimamente invasiva e dirigida ao doente em particularÉ uma unidade que procura destacar-se pela inovação, atualização e pela investigação clínica de topo que tem conduzido à publicação de numerosos trabalhos e tem vindo a ser  reconhecida pela comunidade científica nacional e internacional.

 

A Unidade funciona com o apoio de um Departamento de Imagiologia de excelência com acesso a tecnologia de última geração, e colabora com outras unidades do Centro Músculo-Esquelético como a Unidade de Medicina e Performance Desportiva, a Unidade de Traumatologia Desportiva, a Unidade de Patologia da Coluna Vertebral, o Departamento de Reumatologia, o Departamento de Cirurgia Plástica, bem como com a Unidade de Medicina da Dor para o tratamento dos casos de maior complexidade.

 

A atividade dos médicos da Unidade divide-se entre a Consulta Externa, o Bloco Operatório, e a Investigação Clínica e Laboratorial, sendo o corpo clínico composto por doutorandos a frequentar programas de doutoramento e por médicos envolvidos na orientação de projetos de investigação em parceria com instituições universitárias, em temas dedicados ao tratamento da patologia do ombro e cotovelo.

 

Áreas de Atuação:

  • Artroscopia do ombro e cotovelo
  • Fraturas e não consolidações da clavícula, omoplata, úmero e ossos do antebraço
  • Instabilidade e Luxação do ombro e cotovelo
  • Rotura da coifa dos rotadores
  • Tratamento de falência de reparação da coifa com reconstrução capsular superior
  • Rotura do bicipete distal e outras lesões tendinosas
  • Luxações da articulação acrómio-clavicular
  • Artrose do ombro e cotovelo
  • Cirurgia complexa e de revisão do ombro e cotovelo
  • Ombro doloroso
  • Síndrome do conflito sub acromial / tendinopatia da coifa
  • Tendinopatia calcificante
  • Capsulite adesiva / rigidez articular do ombro e cotovelo
  • Epicondilite
Conheça o Hospital CUF Tejo

Informações úteis sobre o Hospital: contactos, horários, como chegar.

Conheça esta Unidade Autónoma na rede CUF