GI Genius™
Na CUF, estamos comprometidos em disponibilizar as mais avançadas e inovadoras tecnologias médicas, com o objetivo de garantir os melhores cuidados aos nossos clientes.
Nesse sentido, a CUF começou um projeto para integração da tecnologia GI Genius™ nos exames de colonoscopia — um sistema inovador que recorre à inteligência artificial (IA) para ajudar os médicos a identificar de forma mais eficaz sinais precoces de cancro colorretal, como pólipos e adenomas.
Desenvolvido pela Medtronic, o GI Genius™ é o primeiro dispositivo de IA autorizado para este fim e já demonstrou resultados significativos na melhoria da qualidade dos exames. Esta solução está atualmente a ser utilizada apenas no Instituto CUF Porto, mas pretende-se que, caso a receptividade dos clientes seja positiva, passe a ficar disponível na maioria das Unidades CUF.
O que é o GI Genius™ e de que forma atua?
O GI Genius™ é um sistema de apoio à prática clínica que utiliza algoritmos de inteligência artificial para analisar, em tempo real, as imagens captadas durante a colonoscopia. Treinado com uma base de dados de cerca de 13 milhões de imagens, o sistema reconhece padrões associados a lesões colorretais, destacando automaticamente, no ecrã, áreas suspeitas que podem representar pólipos ou adenomas.
Este “segundo par de olhos” não substitui o olhar clínico do médico, mas funciona como um complemento valioso, promovendo maior confiança na deteção de alterações precoces e aumentando a segurança e qualidade de diangóstico do exame.
Quais os benefícios da colonoscopia com GI Genius™?
- Melhoria na deteção de pólipos | O uso do GI Genius™ auxilia o médico a identificar os pólipos mais pequenos e difíceis de visualizar, podendo aumentar a taxa de deteção de adenomas em até 14%, o que tem um impacto direto na redução do risco de desenvolvimento de doença.
- Redução da variabilidade na prática clínica | O desempenho do exame pode ser afetado por fatores como a experiência do profissional ou a fadiga. O GI Genius™ ajuda a reduzir esta variabilidade, contribuindo para uma avaliação mais uniforme e precisa.
- Aumento da qualidade dos exames | Ao detetar lesões que poderiam passar despercebidas, esta tecnologia contribui para uma colonoscopia mais eficaz, reforçando a capacidade de rastreio e proteção contra o cancro colorretal.
- Sem alterações no procedimento para o cliente | A colonoscopia com GI Genius™ segue o mesmo processo da colonoscopia convencional, sem necessidade de preparação adicional ou alterações no exame.
Com o GI Genius™, o seu exame torna-se mais rigoroso. A IA analisa as imagens em tempo real e alerta o médico para áreas suspeitas, aumentando a probabilidade de identificar lesões que, de outro modo, poderiam passar despercebidas.
Não. A decisão clínica continua a ser tomada exclusivamente pelo médico, com base na sua experiência e em todos os dados recolhidos. O GI Genius™ atua como uma ferramenta de apoio, não como um sistema autónomo de diagnóstico.
A informação sobre o uso da tecnologia é comunicada no momento da marcação do exame e pelo seu médico antes da realização do mesmo.
Sim. O GI Genius™, sendo um dispositivo médico, foi aprovado pelas autoridades regulamentares necessários, não só a nível europeu, como também americano (marca CE e aprovação da FDA) e a sua eficácia está comprovada em diversos estudos clínicos.
Na CUF, cumprimos rigorosamente o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD). Toda a informação médica é tratada com confidencialidade, segurança e apenas para fins clínicos, com o seu consentimento.