Cirurgia Robótica na Prótese Total do Joelho

Mais precisão e recuperação mais rápida

A cirurgia robótica para a prótese total do joelho representa uma evolução da artroplastia convencional, utilizando tecnologia para auxiliar o cirurgião a planear e executar o procedimento com maior precisão e de forma menos invasiva. O sistema robótico não opera sozinho; o cirurgião mantém o controlo total, e o robô atua como um "travão de segurança" para impedir movimentos fora do plano pré-definido.


Para quem está indicada?

Qualquer doente com indicação para prótese total do joelho é candidato a realizar o procedimento com tecnologia robótica. A principal motivação para esta cirurgia é a artrose radiográfica avançada (grau IV) que limita significativamente a qualidade de vida do doente. Atualmente, a cirurgia robótica não é indicada para casos de revisão, ou seja, para a substituição de implantes prévios.


Metodologia

A cirurgia robótica é um processo assistido que garante um elevado nível de precisão, dividido em várias etapas:

  1. Planeamento Pré-operatório: o sistema cria um modelo virtual da articulação do joelho com base no mapeamento intraoperatório. Este modelo permite simular o tamanho, alinhamento e posição ideais da prótese antes da cirurgia.
  2. Guias Intraoperatórias com assistência robótica: durante a cirurgia, sensores e braços robóticos guiam o corte ósseo e o posicionamento da prótese com tolerâncias de sub-milímetros. O cirurgião tem controlo total, e o sistema impede movimentos que não estejam previstos no plano.
  3. Ajuste dinâmico em tempo real: o cirurgião pode testar e ajustar a tensão dos ligamentos e o alinhamento do joelho durante a operação, com o sistema robótico a fornecer feedback imediato.


Vantagens

  • Maior precisão: a tecnologia robótica permite maior precisão no corte ósseo e na colocação dos componentes da prótese.

  • Recuperação: os pacientes podem beneficiar de uma recuperação mais rápida e menos dor inicial.

  • Sensação natural: alguns pacientes referem uma melhor sensação de “joelho natural” após a cirurgia.

  • Melhor alinhamento: o sistema robótico garante um melhor alinhamento mecânico e anatómico e a preservação de tecido saudável.

 

Para mais informações sobre a cirurgia robótica do joelho ou para avaliar se é um candidato a este tipo de procedimento, agende uma consulta com a nossa equipa de Ortopedia.
 

Doenças relacionadas

Unidades autónomas