Visita de amigos especiais na Semana Europeia da Vacinação

Para assinalar a Semana Europeia da Vacinação, que acontece entre os dias 24 e 30 de Abril de 2022, criada pela OMS Europa, o grupo de enfermeiros de Pediatria do Hospital CUF Descobertas organizou um conjunto de iniciativas que procuram promover uma experiência de vacinação mais positiva para crianças e adolescentes.

 

Entre as iniciativas, destaca-se a “Vacinação com um amigo” - Cães de Intervenção, um dia em que o momento da vacinação foi acompanhado por cães guia da Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual.

 

A utilização de cães de intervenção permite aliviar a dor durante a vacinação, promover uma experiência única, e transmitir uma sensação de bem estar e relaxamento à criança ou adolescente ao desviar a atenção do ato de vacinação para o cão. Este contato possibilita também a criação de um ambiente mais familiar, que acarreta menos medo e que envolve a criança durante o procedimento para melhor controlar o seu comportamento. Para os pais e acompanhantes é também um momento de menor tensão.

 

A equipa responsável pela iniciativa salienta a importância que pequenas iniciativas como esta podem ter na melhoria contínua da qualidade dos cuidados prestados e na descoberta de novas oportunidades de criação de valor, nomeadamente para as crianças e adolescentes.

 

Semana Vacinação Descobertas 5
Semana Vacinação Descobertas 3