Top recruiter em estudo clínico de cancro do cólon

Hospital CUF Tejo principal recrutador nacional num estudo clínico internacional

Foi publicado este ano, na revista ESMO Open, da European Society of Medical Oncology, os resultados do estudo UNITED: ‘Uniform Noting for International application of Tumor-stroma ratio as Easy Diagnostic tool', que decorreu no Hospital CUF Tejo, tendo sido um dos 27 centros participantes, dos 12 países envolvidos e tendo sido o maior recrutador a nível nacional. Este é um estudo da iniciativa do investigador do Centro Universitário Médico de Leiden.

 

O objetivo deste estudo focava a validação prospectiva do rácio tumor-estroma (TSR) como factor de prognóstico para doentes com cancro de cólon de estadio II-III. O TSR, classificado como stroma-high (>50%) e stroma-low (≤50%) através de avaliação microscópica por patologistas certificados, foi avaliado, em conjunto com a sobrevivência livre de doença com uma média de follow-up de 3 anos.

 

Os resultados demonstraram um valor de sobrevivência livre de progressão de 70% para doentes stroma-high, contra 83% para doentes stroma-low a 3 anos de follow-up, com a análise estatística a comprovar o valor prognóstico independente do TSR. Adicionalmente, nestes estadios, a sobrevivência livre de doença também se demonstrou mais baixa em doentes stroma-high, independente da terapia adjuvante, apontando para casos de resistência à terapêutica mais frequente nestes casos. Em doentes de estadio II que não estavam a receber terapia adjuvante o TSR demonstrou-se mais preditivo que os critérios atuais da ASCO, a identificar doentes em risco de eventos de recidiva.

 

Os resultados do estudo apontam para a utilização do TSR como sendo uma ferramenta de prognóstico fiável a ser aplicada em guidelines internacionais, para o auxílio na escolha de tratamento personalizado, nesta população de doentes.

 

O contributo do Investigador Principal, Professor Mário Fontes e Sousa e de toda a equipa de investigação foi crucial para a concretização deste estudo e para os resultados obtidos.

 

Aceda ao artigo aqui