Top recruiter em estudo clínico de cancro do cólon
Foi publicado este ano, na revista ESMO Open, da European Society of Medical Oncology, os resultados do estudo UNITED: ‘Uniform Noting for International application of Tumor-stroma ratio as Easy Diagnostic tool', que decorreu no Hospital CUF Tejo, tendo sido um dos 27 centros participantes, dos 12 países envolvidos e tendo sido o maior recrutador a nível nacional. Este é um estudo da iniciativa do investigador do Centro Universitário Médico de Leiden.
O objetivo deste estudo focava a validação prospectiva do rácio tumor-estroma (TSR) como factor de prognóstico para doentes com cancro de cólon de estadio II-III. O TSR, classificado como stroma-high (>50%) e stroma-low (≤50%) através de avaliação microscópica por patologistas certificados, foi avaliado, em conjunto com a sobrevivência livre de doença com uma média de follow-up de 3 anos.
Os resultados demonstraram um valor de sobrevivência livre de progressão de 70% para doentes stroma-high, contra 83% para doentes stroma-low a 3 anos de follow-up, com a análise estatística a comprovar o valor prognóstico independente do TSR. Adicionalmente, nestes estadios, a sobrevivência livre de doença também se demonstrou mais baixa em doentes stroma-high, independente da terapia adjuvante, apontando para casos de resistência à terapêutica mais frequente nestes casos. Em doentes de estadio II que não estavam a receber terapia adjuvante o TSR demonstrou-se mais preditivo que os critérios atuais da ASCO, a identificar doentes em risco de eventos de recidiva.
Os resultados do estudo apontam para a utilização do TSR como sendo uma ferramenta de prognóstico fiável a ser aplicada em guidelines internacionais, para o auxílio na escolha de tratamento personalizado, nesta população de doentes.
O contributo do Investigador Principal, Professor Mário Fontes e Sousa e de toda a equipa de investigação foi crucial para a concretização deste estudo e para os resultados obtidos.
Aceda ao artigo aqui