Novo tratamento para tromboses no Hospital CUF Tejo
O Hospital CUF Tejo volta a destacar-se na área da inovação clínica ao realizar, recentemente, uma trombectomia mecânica endovascular, com recurso a um dispositivo inovador concebido para a remoção mecânica de trombos - stent-retriever - no eixo subclávio-axilar. Foi o primeiro caso em Portugal para esta indicação e um dos primeiros com este dispositivo.
Este método permite remover mecanicamente o trombo, sem recurso a fármacos trombolíticos, reduzindo riscos, acelerando o procedimento e tornando-o mais seguro para o doente. Segundo Frederico Gonçalves, Coordenador de Cirurgia Vascular do Hospital CUF Tejo, esta abordagem tem “o potencial de permitir uma recuperação funcional completa, deixando mínimas ou nenhumas sequelas crónicas”.
Embora a patologia tratada seja pouco frequente (trombose venosa subclávia-axilar), a tecnologia pode ser utilizada noutros quadros de trombose venosa profunda. A inovação reside sobretudo no dispositivo Clottriever, que adapta uma técnica atualmente utilizada na Neurorradiologia de Intervenção para o tratamento do AVC.
Com este caso, o Hospital CUF Tejo reafirma o seu compromisso com a inovação, a segurança e a excelência clínica, contribuindo para expandir as fronteiras do tratamento endovascular no país.