CUF participa em estudo sobre teste genético

Oncotype DX na decisão de tratamento do cancro da mama precoce

A CUF integrou recentemente um estudo português sobre cancro da mama, publicado na revista internacional Clinical Breast Cancer. A participação da CUF envolveu doentes seguidas em cinco unidades da rede: Hospitais CUF Porto, CUF Tejo, CUF Descobertas, CUF Sintra e CUF Cascais. 

O objetivo deste trabalho foi avaliar a utilização do teste molecular Oncotype DX na prática clínica nacional. O Oncotype DX é um teste genético, realizado a partir do tecido tumoral, que ajuda na decisão terapêutica após cirurgia em doentes com cancro da mama precoce com recetores hormonais positivos (RH+) e HER2-negativo, permitindo determinar de forma mais precisa a necessidade de quimioterapia. 

O estudo revelou que o teste tem tido um impacto significativo na forma como se define o tratamento das doentes em Portugal, alinhando a prática clínica nacional com as evidências internacionais. O Oncotype DX permite, assim, decisões verdadeiramente individualizadas e adaptadas a cada caso.

A participação da CUF reforça o compromisso com uma medicina de precisão, suportada por evidência científica sólida, e com o contributo para o avanço da medicina oncológica em Portugal.