CUF acolhe exposição sobre sono feminino

"Quando as Mulheres Dormem" pertence a projeto premiado mundialmente

A Sociedade Mundial do Sono distinguiu "Um Sono de Mulher", projeto de Susana Sousa, pneumologista e coordenadora do Centro de Medicina do Sono do Hospital CUF Descobertas e do Hospital CUF Tejo, de Patrícia Farinha e Andreia Carriço, profissionais ligadas aos Cuidados Respiratórios Domiciliários, e Cátia Jorge, jornalista de saúde. O prémio Libório Parrino foi entregue em Singapura, durante o 18.º Congresso Mundial do Sono, no passado dia 7 de setembro.

Aumentar o conhecimento sobre a importância do sono para a saúde das mulheres e a desmistificação das doenças do sono na população feminina é a grande missão deste projeto. Começou em 2024, com o objetivo de aumentar a literacia em saúde do sono através da literatura, materializando-se através do lançamento d'"O Sono Delas", um livro que reúne contos baseados em casos clínicos reais. 

Já em 2025, o projeto tomou outra forma de arte: uma exposição fotográfica, "Quando as Mulheres Dormem", inaugurada no dia Mundial do Sono na Assembleia da República e disponível no Hospital CUF Tejo de 17 de setembro a 3 de outubro e no Hospital CUF Descobertas de 14 a 24 de outubro.

Todos os anos, a Sociedade Mundial do Sono avaliar várias centenas de entidades, de dezenas de países, e os seus projetos, com o objetivo de distinguir as melhores iniciativas de literacia sobre a importância do sono.