Autoridade da Concorrência aprova acordo entre a CUF e o Grupo HPA Saúde
A Autoridade da Concorrência comunicou a sua decisão de não oposição à parceria estabelecida entre a CUF e o Grupo HPA Saúde, permitindo avançar para a concretização da operação. O acordo, delineado em março de 2025, prevê a aquisição, por parte da CUF, de uma participação maioritária de 75% no Grupo HPA Saúde, operador privado de referência nas regiões do Alentejo, Algarve e Madeira.
Esta operação representa um passo estratégico relevante, reforçando a CUF enquanto rede nacional de cuidados de saúde e a sua capacidade de responder, de forma integrada, às necessidades das populações em todo o país. Este acordo permitirá assim alargar o âmbito e profundidade dos cuidados prestados, agora também no Alentejo, no Algarve e na Região Autónoma da Madeira.
O Grupo HPA Saúde é um operador com um percurso e uma experiência amplamente reconhecidos nas regiões onde atua. A parceria assenta no reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas suas equipas, na partilha de conhecimento e na valorização da forte ligação às comunidades que servem, criando condições para reforçar a proximidade e a continuidade dos cuidados.
“Esta parceria representa um passo muito relevante para a CUF, permitindo reforçar a nossa capacidade de responder às necessidades de saúde da população e continuar a investir, de forma sustentada, na qualidade dos cuidados que prestamos. É também um passo de responsabilidade, que valoriza o percurso e o contributo das equipas do Grupo HPA e reforça a CUF enquanto rede nacional de cuidados de saúde. A consolidação da rede CUF assenta em equipas experientes e diferenciadas, na criação de mais oportunidades de desenvolvimento para todos os que nela trabalham e, finalmente, na geração de mais valor e impacto para as populações e comunidades que servimos”, afirma Rui Diniz, Presidente da Comissão Executiva da CUF.
A decisão da Autoridade da Concorrência é acompanhada por um conjunto de compromissos estabelecidos entre a CUF e o regulador. Estes pontos são compatíveis com a estratégia de desenvolvimento da CUF, preservando o mérito e o potencial da operação.
Neste contexto, a CUF acordou que o aumento anual de preços a aplicar à globalidade da sua atividade estará indexado à inflação e à atualização do salário mínimo nacional.
Adicionalmente, e respondendo às questões identificadas pelo regulador, a CUF comprometeu-se a desenvolver e construir o projeto de um novo hospital, de média dimensão, naquela região, prevendo a sua alienação a um terceiro prestador. Caso, durante esse período, venha a surgir uma iniciativa autónoma de construção de um novo hospital por um operador terceiro, será avaliada, pela CUF e pela Autoridade da Concorrência, a pertinência da manutenção deste compromisso. Na eventualidade de nenhum destes cenários se concretizar, a CUF compromete-se a alienar um hospital equivalente da sua rede.
Por fim, a CUF compromete-se a alienar atividade cuja faturação associada esteja acima de 15 milhões de euros. Este compromisso poderá ser concretizado através de diferentes opções, que se encontram agora em fase de análise.
Os próximos passos incluem a assinatura do contrato de compra e venda, que conclui esta operação e, consequentemente, o processo de integração do Grupo HPA Saúde na rede CUF.
Com esta operação, a CUF reforça a sua presença nacional e o seu compromisso com uma prestação de cuidados de saúde de qualidade, proximidade e confiança, contribuindo para uma resposta integrada e consistente no sistema de saúde ao serviço dos portugueses.