Manometria alta esofágica com impedância

A manometria esofágica de alta resolução é um exame que avalia o funcionamento do esófago, medindo de forma precisa e detalhada a atividade dos músculos responsáveis por transportar alimentos da boca até ao estômago. 

Vantagens e benefícios
A principal vantagem da manometria esofágica de alta resolução é a sua capacidade de fornecer uma análise detalhada e precisa da função muscular do esófago, permitindo identificar alterações que outros exames não conseguem detetar. O exame contribui para um diagnóstico mais eficaz de várias doenças esofágicas. Além disso, é um exame fundamental na preparação para certas cirurgias, ajudando a evitar complicações e a melhorar os resultados a longo prazo.
 
Metodologia
Consiste na introdução de uma sonda fina com sensores de pressão no esófago, através das narinas, que vai detetar os movimentos do esófago. É um exame simples, não doloroso e pouco incomodativo que a maioria das pessoas tolera bem. Dura cerca de 20 a 30 minutos. 
 
Indicações
As indicações mais frequentes são a investigação de sintomas como dificuldade em engolir (disfagia), dor torácica de origem não cardíaca, azia persistente ou refluxo que não melhora com tratamento. Também é utilizado na avaliação de pacientes antes de cirurgias do esófago ou do estômago, como a fundoplicatura.
Além disso, a manometria ajuda a diagnosticar doenças como a acalásia, espasmos esofágicos, ou outras disfunções motoras do esófago que podem comprometer a qualidade de vida. 
 
Cuidados a ter
Antes da realização da manometria esofágica, é importante que o estômago esteja vazio, pelo que deve evitar comer ou beber nas 6 horas que antecedem o exame. Após o exame, a maioria dos pacientes pode retomar de imediato as suas atividades normais, incluindo a alimentação habitual, salvo indicação médica em contrário. Em alguns casos, poderá sentir um ligeiro desconforto na garganta, que geralmente desaparece em poucas horas.