Colangiopancreatografia Retrógada Endoscópica (CPRE)

A Colangiopancreatografia Retrógada Endoscópica (CPRE) é um procedimento endoscópico terapêutico avançado utilizado para tratar doenças das vias biliares e do pâncreas, os canais que transportam a bílis e as secreções digestivas até ao intestino.

É indicada habitualmente em situações em que existe uma obstrução ou estreitamento destes canais, causada geralmente por “pedras”, tumores ou inflamações. Os sintomas mais comuns incluem dor abdominal, icterícia (pele e olhos amarelados), febre, comichão ou episódios de pancreatite.

 

Como é realizado

O procedimento é sempre precedido de uma consulta com o gastrenterologista, que avaliará a situação clínica e explicará todas as etapas.

A CPRE é realizada sob sedação profunda ou anestesia geral, com a presença de um médico anestesista, numa sala equipada com fluoroscopia (Raio X). Durante o procedimento, o médico introduz um endoscópio de visão lateral pela boca até ao duodeno, onde se localiza a papila de Vater — o ponto de encontro entre as vias biliar e pancreática.

Através deste acesso, é possível injetar contraste, observar os canais e realizar diversos tratamentos terapêuticos, como:

• Remoção de cálculos (pedras) das vias biliares ou pancreáticas;

• Colocação de próteses para desobstruir os canais;

• Cortes controlados (esfincterotomia) para facilitar o acesso e drenagem;

• Colheita de amostras (biópsias) ou visualização direta com endoscópios muito finos (colangioscopia ou pancreatoscopia).

 

Preparação

Antes da CPRE, o doente terá de realizar análises recentes e, se necessário, eletrocardiograma (ECG). Deve informar o médico se toma anticoagulantes, antiagregantes, ou se possuir pacemaker, pois pode ser necessário ajustar a medicação.

 

Riscos e Complicações

A CPRE é um procedimento seguro, mas como qualquer intervenção médica, pode ter complicações, sendo a maioria ligeira e tratável com vigilância e medicação.

 

Após o procedimento

Após o procedimento, o doente é acompanhado numa unidade de recobro até acordar totalmente da sedação. Na maioria dos casos os doentes são internados pelo menos durante 24 horas.

 

Nota importante

A CPRE é sempre antecedida por consulta médica com o gastrenterologista responsável, que avaliará o caso, explicará o procedimento e o acompanhará durante todo o processo.

 

Fontes

Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva, 2012

National Digestive Diseases Information Clearinghouse, Junho 2012

UpToDate, 2014

WebMD, 2013