O teste de tilt é o único meio auxiliar de diagnóstico na reprodução da síncope neurocardiogênica (perda de conhecimento ou desmaio).

É realizado por um cardiologista com experiência no estudo e tratamento de patologias em que existam alterações do controlo neurogênico do coração e vasos sanguíneos.

 

Porque é que o seu médico lhe pede um teste de tilt?

Quando uma pessoa está de pé ou sentada, os vasos sanguíneos (veias) dilatam e o sangue que na posição de deitado se encontra essencialmente nos vasos do tronco e abdómen, cai para as veias dos membros inferiores, pelo efeito da gravidade. Este fenómeno provoca uma diminuição da quantidade de sangue que chega ao coração e daí ao cérebro.

Normalmente o nosso organismo reage a esta situação, aumentando ligeiramente a frequência cardíaca e contraindo os vasos das pernas. Mas num número frequente de pessoas, esta resposta pode estar alterada e o coração pode diminuir abruptamente de frequência (bradicardia) e os vasos podem dilatar (vasodepressão), levando a uma grave hipotensão, diminuição da quantidade de sangue que sai por minuto do coração (débito cardíaco). O doente inicialmente sente tonturas, hipersudorese, palpitação, náusea e se não se deita imediatamente acaba por perder a consciência (desmaio)

 

Como é feito?

  • Colocação de elétrodos no peito para se monitorizar o ritmo e frequência do coração durante todo o teste.
  • Colocação de uma pequena dedeira para que seja possível monitorizar a sua pressão arterial de um modo contínuo e não invasivo também durante todo o teste.
  • Irá ser colocado (e seguro com 2 cintos) numa cama especial, com suporte para os pés num dos topos, que possui um motor que faz com que a cama incline até um ângulo determinado (geralmente 70º), sem que o doente faça qualquer tipo de esforço, ficando quase na posição de pé, durante o tempo que o médico determinar, habitualmente até o máximo de 45 minutos. (protocolo do teste)

Durante o teste:

  • Enquanto estiver deitado (durante aproximadamente 15 minutos) a sua frequência cardíaca (ritmo) e pressão arterial vai ser monitorizada e gravada em computador.
  • A cama irá ser levantada a 70 graus até 45 minutos.
  • O médico ou a enfermeira irá perguntar durante o teste se o doente se sente bem, se tem tonturas, palpitações ou outros sintomas que normalmente sente antes de perder os sentidos.
  • Se o teste é normal, o médico poderá eventualmente dar um comprimido sublingual, que o levará a sentir o seu coração bater mais depressa e eventualmente com mais força, como se estivesse a fazer um esforço.
  • Se o teste for positivo a qualquer momento poderá desmaiar (perder os sentidos), situação que será logo abortada quando o médico ou a enfermeira colocar novamente a cama na sua posição normal e lhe elevar as pernas.

Após o teste:

O médico irá explicar-lhe os resultados do teste de tilt e a maneira como irá lidar de futuro com o problema (síncope neurocardiogênica). Poderá prescrever-lhe ou não medicação. Se tiver dúvidas pergunte antes de voltar para casa.