Tratamentos dentários estéticos: várias opções

Branqueamento, Restaurações em resina e Facetas em cerâmica
Saúde oral
4 mins leitura

Na procura de um sorriso perfeito existe um número crescente de opções. Conheça as modalidades mais atuais e minimamente invasivas, e quais as suas vantagens.

Cada vez mais é reconhecida a importância de um sorriso bonito, como agente catalisador da autoestima, relações interpessoais e profissionais. Estes padrões estéticos são reforçados pelos media e meios publicitários, com uma procura crescente por formas de alcançar este objetivo.

 

O desenvolvimento de tratamentos e materiais de última geração na área da Medicina Dentária, bem como a utilização de técnicas digitais, acompanham esta tendência, permitindo obter resultados cada vez mais estéticos e naturais de uma forma minimamente invasiva.

 

Estes tratamentos permitem corrigir imperfeições ou desarmonias diagnosticadas ao nível do sorriso, nomeadamente:

  • restauração de dentes fraturados ou com lesões de cárie
  • restauração de dentes com alterações de forma ou coloração
  • resolução de pequenas discrepâncias de posição:
    • diastemas (espaço presente entre os dentes)
    • apinhamento (dentes encavalitados)


 

Primeira Consulta

A avaliação inicial deverá ser sempre executada em consulta dedicada, onde, para além do exame oral e anamnese habituais, são realizados o estudo fotográfico e impressões dentárias (vulgarmente conhecidas como "moldes"), que são cuidadosamente analisadas pelo Médico Dentista para diagnóstico e realização do plano de tratamento, considerando as várias opções possíveis.

Numa perspetiva mais abrangente e para obtenção dos melhores resultados, poderá ser necessária a correção das desarmonias do perfil ósseo dos maxilares ou da face, bem como alterações do perfil gengival, cuja resolução envolve uma abordagem multidisciplinar, integrando outras subespecialidades nomeadamente a Ortodontia, Cirurgia Maxilo-Facial e Periodontologia.

 

Branqueamento dentário

Atualmente é possível, de uma forma bastante simples e não invasiva, corrigir as descolorações dentárias e a aparência de um sorriso escuro e envelhecido.

As técnicas de branqueamento dentário consistem na ação de produtos de branqueamento sobre a superfície dos dentes, alterando a sua coloração sem que isso implique desgaste ou enfraquecimento dos dentes.

 

Estão disponíveis várias modalidades extensivamente validadas como seguras e eficazes por estudos clínicos, podendo o tratamento ser realizado em ambulatório ou de forma intensiva no consultório.

No tratamento em ambulatório o produto é aplicado em casa, numa moldeira individual transparente e flexível, confecionada com base nos moldes do paciente. Este tratamento tem a duração média de 2 semanas.

O tratamento intensivo no consultório consiste na aplicação de um gel de branqueamento de concentração mais elevada, o que permite realizar o tratamento em uma ou duas sessões de 45 minutos.

 

Restaurações estéticas em resina composta

Com os materiais (resinas compostas) mais recentes, hoje em dia é possível reproduzir detalhes de cor e forma dentários que permitem a restauração de dentes fraturados ou com lesão de cárie de forma impercetível e minimamente invasiva.

As restaurações em resina composta também permitem obter excelentes resultados na restauração de dentes com alterações de forma e ligeiras alterações de cor ou posição.

 

Facetas e incrustações minimamente invasivas em cerâmica

Em situações em que a exigência estética seja máxima ou em situações de defeitos mais extensos, pode estar indicada a execução de restaurações indiretas em cerâmica ou noutros materiais.

Isto significa que são realizados "moldes", a restauração é executada fora da cavidade oral (no laboratório de prótese dentária) e posteriormente aderida à superfície dentária.

As técnicas adesivas mais modernas permitem utilizar materiais de elevada estética e resistência mecânica com um desgaste dentário mínimo (inferior a 0,5 mm).

Adicionalmente, a utilização de técnicas digitais CAD-CAM - aquisição de "moldes" e a confeção das incrustações através de computador - permite encurtar significativamente o tempo do tratamento, com maior conforto para o paciente.

Publicado a 28/01/2021