Snacks saudáveis para comer no trabalho

Receitas para incluir na marmita
Alimentação
1 min leitura

Saudáveis, deliciosas e fáceis de preparar. Assim são as sugestões de snacks da nutricionista Rita Talhas. Tome nota.

Saber que lanches levar para o trabalho, embora pareça tarefa simples, nem sempre o é. Seja por falta de planeamento, de tempo ou até de imaginação, por vezes, as nossas escolhas alimentares não são as melhores e acabamos por optar por snacks menos saudáveis. Mas não tem de ser assim.

Rita Talhas, nutricionista CUF, deixa sugestões de snacks para incluir na marmita para o trabalho que, além de saudáveis, são também saborosos e fáceis de preparar - o que é muito importante. Assista aos vídeos, tome nota dos ingredientes e prepare estas receitas.

Conheça a importância de 3 ingredientes dos seus snacks

Linhaça, grão-de-bico e aveia. Saiba mais sobre os benefícios de três dos alimentos utilizados nas sugestões de snacks saudáveis escolhidos pela nutricionista CUF Rita Talhas.

 

1. Linhaça

As sementes de linhaça contêm quantidades consideráveis de ácidos gordos ómega-3 e compostos fenólicos. Estes, por sua vez, têm a capacidade de reduzir a concentração de lípidos no sangue, como o colesterol, prevenindo e atrasando a progressão de doenças cardíacas. Além dos lípidos circulantes, a pressão arterial também é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças crónicas e cardiovasculares.

Alguns estudos científicos reportam que o consumo de sementes de linhaça pode diminuir ligeiramente os valores de pressão arterial, especialmente a pressão arterial diastólica.

A linhaça é extremamente rica em fibra e, como tal, o seu consumo está associado a uma regulação do trânsito intestinal, prevenindo a obstipação, e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

 

Dica útil:

As sementes de linhaça devem ser sempre consumidas trituradas e hidratadas.

Panquecas de linhaça

2. Grão-de-bico

A Roda dos Alimentos recomenda o consumo de uma a duas porções de leguminosas por dia. O consumo de leguminosas, como grão-de-bico, tem imensos benefícios, tais como o seu elevado conteúdo em fibra, cálcio, antioxidantes, ferro e vitaminas. O grão-de-bico tem ainda:

  • Baixo valor energético
  • Elevado teor de proteína de origem vegetal
  • Pouca quantidade de gordura
  • Índice glicémico reduzido

 

Sabia que…

Além da sua riqueza nutricional, as leguminosas também são importantes protetores ambientais. O grão-de-bico, tal como outras leguminosas, é capaz de absorver e produzir naturalmente azoto, não sendo necessária a utilização de fertilizantes azotados. A produção de leguminosas emite menos dióxido de carbono (cerca de 19 vezes menos do que a carne), fixa o azoto atmosférico (diminuindo a sua concentração na atmosfera) e necessita de menos quantidade de água quando comparativamente a outros alimentos.

Grão-de-bico crocante

3. Aveia

A aveia é um cereal rico em beta-glucanos, que é um tipo de fibra que apresenta inúmeros benefícios. O consumo de aveia, especialmente integral, devido à sua riqueza de fibra, diminui o risco de desenvolvimento de:

Banana bread

Dicas de estilo de vida saudável

Além daquilo que comemos, há muitos outros hábitos de vida que podem contribuir para uma melhor saúde geral. São alguns exemplos:

Fontes:

Associação Portuguesa dos Nutricionistas, março 2022

Direção-Geral da Saúde, março 2022

Food and Agriculture Organization of United Nations, março 2022

National Library of Medicine, março 2022

Publicado a 04/01/2024