5 razões para evitar a desidratação

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Prevenção e bem-estar
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Todos os dias, nas atividades que vamos fazendo, perdemos uma grande quantidade de água. Para nos sentirmos bem, é importante repô-la e evitar a desidratação.

O nosso corpo é composto por cerca de 52 a 66% de água e, por isso, é importante manter os seus depósitos abastecidos na quantidade certa. Quando isto não acontece dá-se a desidratação, que afeta o bom funcionamento do nosso organismo.

Beber água é importante todos os dias, durante todo o ano, mas existem alturas e situações que levam a uma maior perda e a um aumento das nossas necessidades hídricas: por exemplo, quando a temperatura aumenta ou fazemos exercício físico e perdemos mais água através da transpiração. O mesmo acontece durante a gravidez e aleitamento ou quando temos doenças que incluam na sua sintomatologia febre, diarreia ou vómitos. Por que o deve fazer? Damos-lhe cinco razões.

 

1. A água é a base dos processos do nosso corpo

É essencial para o bom funcionamento de todos os sistemas e órgãos do nosso organismo e tem variadas funções: encarrega-se do transporte de nutrientes para as células e conduz as substâncias tóxicas para fora do corpo; regula a temperatura corporal; participa em reações enzimáticas; entre outras.

 

2. Uma hidratação adequada é boa para o cérebro

Isto porque melhora o desempenho do sistema cognitivo, nomeadamente a capacidade de concentração e de memória. Muitas vezes, a grande responsável pela fadiga mental e falta de atenção é a desidratação. Mas não é só o sistema cognitivo que beneficia da ingestão de água: a desidratação também perturba o funcionamento dos sistemas renal, respiratório, digestivo e circulatório.

 

3. Hidratar o organismo ajuda a manter o peso ideal

Uma vez que assegura que os nossos órgãos funcionam corretamente, a água acelera o metabolismo e contribui para uma melhor manutenção do peso. Além disso, a água tem outra vantagem: não contém açúcar nem calorias!

 

4. Beber água deixa a pele mais bonita

A pele é constituída por uma grande quantidade de água e atua como uma barreira protetora contra a perda excessiva de fluidos. A desidratação faz com que a pele pareça mais seca e enrugada. Por outro lado, beber a medida certa de água, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, favorecendo uma aparência mais jovem.

 

5. A ingestão de líquidos regula o trânsito intestinal

Quando não bebemos água suficiente, o nosso organismo vai buscá-la às fezes para se manter hidratado, o que provoca a obstipação. Para que os intestinos funcionem bem, é importante ingerir as quantidades certas de água e de fibra, pois os líquidos “empurram” este nutriente pelo intestino.

 

Sinais de que está à beira da desidratação

Quando sente sede é o seu corpo a “avisá-lo” de que está desidratado, sendo, por isso, importante que se mantenha hidratado ao longo do dia para evitar esta “mensagem”. Outros sinais que podem ser sinónimo de desidratação passam por:

  • Fraqueza
  • Tensão arterial baixa
  • Tonturas
  • Confusão
  • Urina muito escura

 

A dose certa de água para evitar a desidratação

Devemos repor a água que perdemos diariamente através da urina, transpiração e evaporação pela pele e respiração.

A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar recomenda a ingestão de 2,5L de água por dia para homens adultos e 2L para mulheres adultas, para que não haja desidratação do organismo. Estas recomendações são também aceites pela Direção Geral da Saúde. Mas nem toda esta água é proveniente de água engarrafada ou da torneira. Aproximadamente 80% desse total deve ser proveniente de água e outras bebidas (chás, infusões, sumos) e os 20% restantes estarão presentes nos alimentos (fruta, saladas, sopa).

Contudo, as nossas necessidades de hidratação diárias estão associadas a fatores como a idade, sexo, profissão, tipo de alimentação, temperatura ambiente, entre outros. Por isso, uma boa técnica para se certificar de que está bem hidratado passa por estar atento à cor da sua urina: se está límpida e incolor significa que está hidratado; se está escura deve reforçar a ingestão de líquidos.