Qual o leite mais saudável para o meu filho?

Alimentação
Bebés e crianças
2 mins leitura

Quando a criança já completou um ano, é aconselhável que beba entre 300 ml a meio litro de leite por dia. Aprenda a fazer uma boa escolha.

Se o seu filho não gosta particularmente de leite, não desanime - a resposta até pode residir no modo como o cálcio é metabolizado pelo organismo, processo que varia de criança para criança. No grupo dos laticínios existem várias opções: iogurtes, queijo, queijo fresco, requeijão...

As papas, bebidas ou sobremesas que contenham leite também contam, embora tenha de se ter atenção ao açúcar e outros ingredientes calóricos adicionados.

Muitas vezes, uma criança que detesta leite passa, de repente, a adorá-lo. Por isso, vá fazendo novas tentativas.

Encontre aqui algumas dicas que o vão ajudar a fazer a melhor escolha no que toca a este alimento.

 

Que leite devemos escolher?

As crianças devem beber leite UHT gordo até aos dois anos devido ao desenvolvimento cerebral. A partir dessa idade o leite pode ser gordo ou meio gordo, de acordo com cada criança e com a opinião do pediatra.

 

Os leites de crescimento são uma boa opção?

Sem dúvida. Porém, são uma opção mais dispendiosa. Evite os leites que têm mel adicionado.

 

E o leite de soja?

Apesar de o leite de soja ter provocado alguma controvérsia devido a potenciais efeitos dos fitoestrogéneos, não existem dados científicos que demonstrem que o seu consumo, durante a infância, acarrete consequências para o futuro. Aliás, vários estudos defendem os benefícios da ingestão de leite de soja para a nossa saúde em detrimento do consumo de leite de vaca.

Resumindo: o seu filho pode beber o leite de soja disponível nos supermercados e hipermercados.

 

Copos ou canecas

Aos dois anos, a criança deve ser ensinada a beber o leite utilizando um copo ou uma caneca. Como incentivo à aprendizagem, deixe-a escolher a caneca ou copo em que vai passar a beber o leite todos os dias - ter uma personagem dos desenhos animados preferidos da criança pode ser uma estratégia eficaz.

Publicado a 12/12/2013