Devemos limpar os ouvidos com cotonetes?

Ouvidos, nariz e garganta
Prevenção e bem-estar
3 mins leitura

A resposta é não. O uso de cotonetes pode empurrar a cera para o interior do canal auditivo, existindo o risco de lesões. Saiba o que fazer em alternativa.

Sabia que os nossos ouvidos possuem um sistema de autolimpeza, não necessitando na maioria das vezes da nossa intervenção para se manterem limpos? Este mecanismo expulsa naturalmente a cera (ou cerúmen), que é produzida pelas glândulas da pele do canal auditivo externo. Ainda assim, o nosso primeiro instinto é removê-la, recorrendo muitas vezes a um cotonete que pode no entanto fazer mais mal do que bem. Saiba porquê.

 

A cera dos ouvidos tem um propósito

A cera que os nossos ouvidos produzem tem várias funções: lubrifica o canal auditivo, impede que a sujidade chegue ao interior do ouvido e ajuda a evitar o desenvolvimento de infeções e o crescimento de bactérias.

Habitualmente, a cera acaba por secar e cair do nosso ouvido por ela própria, juntamente com detritos que nela ficaram presos.

Apesar de ser importante para manter a integridade dos nossos ouvidos, nalguns casos a cera pode acumular-se e causar sintomas como:

  • Perda de audição
  • Sensação de ouvido tapado
  • Zumbidos
  • Comichão
  • Dor de ouvidos
  • Odor
  • Tosse

 

Sabia que…

Canais auditivos mais pequenos ou com formatos diferentes podem dificultar a saída da cera e, consequentemente, levar à sua acumulação.

 

Os riscos de usar cotonetes

A presença de cera nos ouvidos pode causar desconforto, o que nos pode levar a recorrer ao uso do cotonete em casa, mas esta não é a melhor opção para limpar o canal auditivo. Devido à sua forma, o cotonete não só não remove a cera da melhor forma, como pode mesmo empurrá-la mais para dentro, causando potenciais danos. O interior dos nossos ouvidos não é direito, é sinuoso, por isso, quando com o cotonete empurramos a cera para dentro do ouvido, o mecanismo natural de expulsão da cera pode não conseguir atuar e esta acaba por se acumular na profundidade.

De um modo geral, os riscos associados ao uso de cotonete são:

  • Inflamação do canal auditivo
  • Inchaço e dor
  • Cortes e hemorragia no canal auditivo
  • Perda de audição (variando entre temporária ou a longo prazo, dependendo da lesão)
  • Lesões no tímpano
  • Tonturas e, raramente, náuseas e vómitos devido a lesões no interior do canal auditivo

 

As alternativas aos cotonetes são melhores?

Existem à venda vários instrumentos tipo velas ocas ou ganchos/curetas que se apresentam como uma alternativa ao cotonete para remover a cera dos ouvidos. Mas serão uma boa opção? A resposta é não. Deve evitar utilizá-los, pois, além de poderem não remover a cera do ouvido, podem até ser perigosos. Ao serem inseridos no canal auditivo, estes objetos ficam próximos do tímpano e podem provocar a sua perfuração ou rutura.

 

Como devemos, então, limpar os ouvidos?

A resposta mais simples a esta questão é: não deve tentar remover a cera dos ouvidos em casa. Caso haja cera a bloquear o canal auditivo ou seja motivo de incómodo, deve ser removida do interior dos ouvidos apenas em contexto de consultório de Otorrinolaringologia com o material adequado, sob visão direta e, por vezes, com aspiração. Pode ser necessário aplicar gotas - que podem ser usadas em casa, mas apenas após prescrição médica na consulta - para amolecer e dissolver a cera.

Mesmo para limpar apenas o exterior da orelha, não é aconselhável a utilização de cotonetes. Durante a higiene habitual da face ou durante o banho diário, limpe-o com a toalha.

Fontes:

Health Talk - University of North Carolina, novembro de 2021

Keck Medicine - University of Southern California, novembro de 2021

University Hospitals, novembro de 2021

WebMD, novembro de 2021

Publicado a 13/01/2022
Doenças