5 modalidades para um coração ativo

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Quer porque ajudam a controlar o colesterol ou porque melhoram a tonicidade muscular, há modalidades que contribuem para uma melhor saúde cardíaca.

A prática de exercício físico regular é um hábito amigo da nossa saúde cardíaca. Há, no entanto, modalidades que a beneficiam mais do que outras. A caminhada ocupa o primeiro lugar do pódio e está ao alcance de praticamente qualquer pessoa. Convide um grupo de amigos ou junte a família e caminhem durante 30 minutos, o suficiente para o seu coração sair a ganhar. Mas não se fique por aqui, há quatro outras modalidades que têm o mesmo efeito.

 

1. Caminhar

Apenas 30 minutos por dia e o seu coração já sentirá os benefícios. Um estudo conduzido pela Harvard School of Public Health apurou que caminhar 30 minutos diariamente reduz o risco global de doença arterial coronária em 18%. Quando for trabalhar, estacione o carro um bocadinho mais longe do que o habitual e faça a pé o resto da distância, caminhando a passo rápido. Se é utilizador de transportes públicos, saia na paragem anterior.

 

2. Nadar

A natação é uma das modalidades que mais benefícios reúne. “Exercita” o coração e os pulmões, melhorando a saúde cardiovascular, a força e a tonicidade muscular e a flexibilidade, entre muitas outras vantagens. 

 

3. Corrida

Neste momento, é uma tendência mundial que vale a pena seguir: o já referido estudo levado a cabo pela Harvard School of Public Health apurou que quem corre, pelo menos, uma hora por semana vê o seu risco de doença arterial coronária diminuir em 42%. Este tipo de exercício aeróbico de alta intensidade melhora a forma física, aumenta os níveis de bom colesterol e diminui os valores da tensão arterial e de inflamação.

 

4. Treino de força

O treino com pesos não deve ser menosprezado e, quando combinado com exercício aeróbico, ajuda a reduzir a tensão arterial e a controlar os níveis de colesterol e de açúcar no sangue. Também melhora o equilíbrio e promove o aumento da massa muscular e diminuição da massa gorda, contribuindo para a manutenção de um peso adequado.

 

5. Ciclismo

Modalidade que tem vindo a ganhar muitos adeptos nos últimos anos, ajuda a regular os níveis de pressão arterial, diminui os níveis de mau colesterol e está associada a uma melhor saúde cardiovascular.

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