A Endometriose (presença de células do endométrio, tecido que reveste a parede interna do útero, fora da cavidade uterina) é uma doença incurável e extremamente incapacitante na mulher, com impactos de saúde mas também a nível social e familiar, sendo também uma das principais causas de infertilidade.

Dores menstruais, dores na relação sexual, dor pélvica crónica e infertilidade são alguns dos sintomas mais comuns.

O diagnóstico desta doença é extremamente difícil e, nalguns casos tardia. Aparece muitas vezes camuflado a outras doenças ou patologias.

Em Portugal estima-se que cerca de 700 mil mulheres sofrem desta doença silenciosa e que afeta entre 10% a 15% de mulheres em idade fértil.

 

A Unidade da Endometriose tem como propósito o diagnóstico e tratamento desta patologia, através da criação de uma equipa multidisciplinar dedicada e especializada. Esta Unidade inclui, numa estrutura única, especialistas experientes em diversas especialidades de diagnóstico e tratamento, com protocolos de atuação bem definido.

Coordenada pela especialidade de Ginecologia, conta ainda com a participação ativa de especialistas em Radiologia, Cirurgia Geral, Psicologia, Anestesiologia e Urologia.

 

A CUF criou e organizou a Unidade da Endometriose com o intuito de garantir à doente dois aspetos fundamentais:

  • Correto diagnóstico do seu problema
  • Desenvolvimento de um plano personalizado de tratamento médico e/ou cirúrgico
Ler mais
Exames

Veja os nossos exames na Unidade da Endometriose e faça a sua marcação.