Unidade da Obesidade

Hospital CUF Tejo

21

A obesidade é uma doença crónica que, tal como outras doenças crónicas, deverá ser controlada. A esta estão frequentemente associadas doenças metabólicas, como a diabetes tipo 2, a dislipidemia e a hiperuricemia, consequência do peso excessivo, assim como a hipertensão arterial e várias doenças, de que são exemplo, as cardiovasculares, ortopédicas e do sono.

 

De causa multifatorial (genética, psicológica, desencadeada por hábitos de vida e comportamentos, socioeconómica e, raramente, secundária a outras patologias), esta doença exige uma abordagem terapêutica multidisciplinar com o objetivo de ajudar o doente com excesso de peso ou obeso a alcançar um peso que lhe permita ter ganho em saúde, diminuindo assim o risco de ter uma doença cardiovascular (AVC ou enfarte do miocárdio), entre outras.

 

A Unidade de Obesidade do Hospital CUF Tejo, integrada no Centro de Endocrinologia e Nutrição, dispõem de uma equipe multidisciplinar constituída por profissionais com longa experiência na avaliação, terapêutica e seguimento de indivíduos com excesso de peso ou obesidade. A nossa equipe multidisciplinar é composta por endocrinologistas, nutricionistas, psicóloga, psiquiatra e fisiologista do exercício. Esta Unidade mantém ainda uma ligação de referenciação bidirecional com a Unidade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do nosso Hospital, para casos clínicos selecionados.

 

Na Consulta Médica de Obesidade, efetuada pelo endocrinologista, o excesso de peso ou obesidade será avaliado para exclusão de causa endócrina da doença, diagnosticar ou controlar as doenças associadas e propor um plano terapêutico individualizado recorrendo a terapêutica médica, se indicado e, sempre que necessário, atuando em articulação com outras Unidades do Hospital.

Conheça o Hospital CUF Tejo

Informações úteis sobre o Hospital: contactos, horários, como chegar.

Conheça esta Unidade Autónoma na rede CUF