Unidade da Dor Orofacial

Hospital CUF Cascais

A Dor Orofacial pode ter várias causas, nomeadamente: dentária, muscular, articular, e nevrálgica. Sendo uma condição multi-factorial exige uma abordagem multidisciplinar.

 

A Unidade da Dor Orofacial da CUF é composta de várias especialidades, no propósito da conjugação de conhecimentos teóricos e técnicos, para que um diagnóstico correcto e a melhor estratégia de tratamento sejam definidos.

 

A Disfunção Temporo-mandibular (DTM) é uma das principais causas de Dor Orofacial.  As queixas clínicas mais comuns são dor, estalidos de abertura e/ou encerramento, e limitação de abertura da boca.

 

O tratamento pode ser médico, geralmente com medicação relaxante muscular, anti-inflamatória e analgésica, e/ou cirúrgico - artrocentese, que consiste na lavagem da articulação, artroscopia ou cirurgia aberta da articulação para meniscopexia (reposicionamento cirúrgico do disco articular). 

 

A fisioterapia é parte integrante do tratamento, quer como primeira abordagem conservadora, geralmente conjugada com infiltração articular com ácido hialurónico, assim como complemento pós-operatório precoce.

 

Áreas de actuação

  • Artroscopia da Articulação Temporo-mandibular (ATM)
  • Viscossuplementação da ATM com ácido hialurónico de baixa e média densidade
  • Artrocentese da ATM - lavagem da articulação
  • Cirurgia aberta da ATM
  • Fisioterapia da ATM/Mastigação
  • Oclusão dentária - Goteira miorrelaxante

 

Conheça o Hospital CUF Cascais

Informações úteis sobre o Hospital: contactos, horários, como chegar.