Unidade do Colo, Vagina e Vulva

A Unidade do Colo, Vagina e Vulva da CUF está vocacionada para o diagnóstico e terapêutica das lesões do colo do útero, da vulva e da vagina, sejam elas benignas,  pré-malignas ou malignas.

 

Esta Unidade conta com um corpo clínico de excelência constituído por especialistas em Ginecologia com treino pós-graduado certificado em colposcopia que participam ativamente nas mais importantes sociedades médicas nacionais e internacionais como oradores ou formadores em congressos e cursos pós-graduados, publicando regularmente artigos científicos e literatura sobre o tema.

 

Esta unidade cumpre os padrões de qualidade definidos pela Federação Europeia de Colposcopia, integrados na Medicina do século XXI.

 

Em Portugal, a acreditação em Colposcopia é atribuída pela Sociedade Portuguesa de Ginecologia/Secção Portuguesa de Colposcopia e Patologia do Tracto Genital Inferior (SPG/SPCPTGI)  de acordo com os critérios definidos pela Federação Europeia de Colposcopia, sendo desejável que todos estes procedimentos sejam realizados em contexto de Unidade e com controlo de qualidade.

 

A Unidade do Colo, Vagina e Vulva da CUF dispõe de vários métodos de diagnóstico e tratamento nomeadamente:

  • Colposcopia
  • Biopsias
  • Cirurgia LASER CO2
  • Electrocirurgia
  • Criocirurgia

 

Dispõe ainda de um sistema de gravação de imagens e de uma base de dados informática que permite o registo dos exames, tratamentos e follow-up, bem como a impressão automática dos relatórios.