Unidade de Medicina Aeronáutica e Medicina do Viajante

A Unidade de Medicina Aeronáutica e Medicina do Viajante da CUF atua em duas frentes: a Medicina Aeronáutica e a Medicina do Viajante.

 

Medicina Aeronáutica

Vocacionada para a Avaliação, Consultoria e Certificação Médica Aeronáutica.

 

É realizada a Certificação Médica Aeronáutica EASA:

  • Piloto - Classe 1: renovação / revalidação 
  • Piloto - Classe 2: renovação / revalidação e ULM
  • Cabin Crew - Iniciais / Revalidação
  • Controlador Aéreo - Iniciais / Revalidação

 

Esta unidade tem como âmbito a realização do exame médico aeronáutico a pilotos, pessoal de bordo e controladores aéreos que, pela sua prática profissional necessitam uma avaliação rigorosa do seu estado de saúde, por profissionais certificados pelo Instituto Nacional de Aviação Civil.

A avaliação médica aeronáutica é padronizada pelas entidades nacionais e europeias ligadas à aviação civil.

É disponibilizado todos os dias da semana um médico para a realização desta avaliação bem como toda a rede de exames necessários. No caso de ser identificado qualquer problema / indício patológico, o médico especialista em medicina aeronáutica encaminhará para a respectiva especialidade. 

 

 

Medicina do Viajante

O aumento da frequência e facilidade de deslocações por todo o mundo, seja por trabalho, estudo, lazer ou outros motivos, continua a crescer. Os destinos destas viagens são cada vez mais variados e exóticos, apresentando constantes dinâmicas de mudança.

Existem fatores externos que podem condicionar ou provocar doenças desconhecidos do viajante, e por isso torna-se essencial recorrer a um médico especializado em Medicina do Viajante.

Nesta consulta é efetuada a avaliação do risco associado à viagem, integrando quer as particularidades do destino quer do próprio viajante pelo Médico de Viagem. Após esta avaliação são prestadas informações detalhadas e adaptadas a cada viajante sobre os riscos particulares da viagem e sobre as medidas preventivas mais adequadas.

Destina-se igualmente à avaliação clínica diagnóstica e terapêutica quer do viajante que regressa doente, quer dos naturais de países designados como tropicais que possam apresentar patologia aguda ou crónica.

Pode incluir:

  • vacinação ou prescrição de medicação profilática
  • informação sobre higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos nos vários pontos do planeta
  • prescrição da farmácia do viajante que deve levar consigo
  • informações sobre surtos, assistência médica, riscos de acidentes e segurança nos diversos destinos

A Consulta do Viajante desempenha um papel importante quer na redução de riscos associados à viagem quer na avaliação de doentes em contexto pré e pós-viagem.

 

 

A Unidade da Medicina Aeronáutica e Medicina do Viajante da CUF possui equipas de profissionais de saúde especializados em Medicina Aeronáutica (AME EASA) e Medicina do Viajante no Instituto CUF Porto, 

Ler mais
Consultas

Veja as nossas consultas na Unidade de Medicina Aeronáutica e Medicina do Viajante e faça a sua marcação.