Unidade de Cirurgia da Obesidade e Metabólica

A obesidade é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença na qual a acumulação anormal e excessiva de gordura no corpo é suscetível de prejudicar a saúde.

Nos casos mais graves de obesidade, pode estar indicado o recurso a programas de perda de peso que incluam cirurgia bariátrica e metabólica (isto é, intervenções cirúrgicas sobre o aparelho digestivo para ajudar ao tratamento da obesidade e/ou da diabetes tipo 2).

Com efeito, segundo a OMS, “a cirurgia é o método mais efetivo para reduzir peso e manter a redução em doentes com obesidade severa (grau 2; IMC ≥ 35 kg/m 2 ) ou mórbida (grau 3, IMC ≥ 40 kg/m 2 ). Numa avaliação dos custos por kg de peso perdido, o tratamento cirúrgico demonstrou ser mais barato do qualquer outro tipo de tratamento, ao final 4 anos”. O índice de sucesso da cirurgia bariátrica e metabólica nestes casos é de 70 a 90%, pelo que para a imensa maioria é o único recurso terapêutico efetivo.

O desenvolvimento da cirurgia laparoscópica no decurso dos anos 90 e, mais recentemente, da cirurgia robótica, conduziu a uma drástica redução do risco associado a estas intervenções cirúrgicas, sendo hoje a cirurgia bariátrica e metabólica uma das áreas mais seguras e com melhores resultados de toda a cirurgia digestiva, quando praticada por centros especializados.

 

A Unidade de Cirurgia de Obesidade e Metabólica do Hospital CUF Tejo dispõe de uma equipa multidisciplinar, que integra num mesmo espaço físico profissionais dedicados de todas as especialidades envolvidas na avaliação, tratamento e acompanhamento do doente com obesidade grave e/ou doenças metabólicas associadas (com particular destaque para a diabetes mellitus tipo 2).

Estes profissionais estão organizados entre si através de protocolos clínicos e clinical pathways previamente estabelecidos e elaborados segundo o estado-da-arte, em resposta aos mais recentes e relevantes avanços científicos. A Unidade disponibiliza meios físicos e tecnológicos de última geração e os seus profissionais têm grande reconhecimento nacional e internacional.

Consultas

Veja as nossas consultas na Unidade de Cirurgia da Obesidade e Metabólica e faça a sua marcação.