A Ecografia osteo-articular tem evoluido muito nos últimos anos.

 

Com o surgimento de novas terapêuticas mais eficazes no controlo de doenças reumáticas como a Artrite Reumatóide torna-se decisivo um diagnóstico mais precoce e um método fiável de avaliar e monitorizar o estado inflamatório de várias estruturas.

 

Actualmente com os novos equipamentos e utilizando novas aplicações como o Power-Doppler torna-se possível a avaliação precoce da dinâmica vascular da sinovial (relacionada com a intensidade da inflamação) e da monitorização do aparecimento de erosões. Esta distinção poderá ter importância na decisão de início de terapêutica imunossupressora mais agressiva ou na necessidade de efectuar um switch terapêutico.

 

De referir ainda outras aplicações como a avaliação das artérias temporais em doentes com suspeita de arterite temporal e a avaliação de neuropatias compressivas como a do síndrome do túnel cárpico.

 

Para além das aplicações diagnósticas, esta técnica permite ainda guiar, sob visualização directa, vários procedimentos como infiltrações com corticóide ou viscossuplementação com ácido hialurónico.