Dádiva de Sangue

Hospital CUF Descobertas

O Hospital CUF Descobertas volta a associar-se ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) para uma dádiva de sangue dirigida a colaboradores e à comunidade envolvente.

A dádiva irá ocorrer no próximo dia 13 de abril (quinta-feira), entre as 9h e as 13h, no Auditório do Centro do Conhecimento (Edifício 2, piso -1).

Dar sangue é um ato de cidadania participativa; são muitos os doentes que necessitam de componentes sanguíneos de forma a terem uma melhor qualidade de vida, sendo a sua disponibilidade essencial para situações em que há risco de vida.

 

SOBRE O PROCESSO DE DÁDIVA DE SANGUE

1. Consulte as indicações e cuidados a ter para a dádiva de sangue disponíveis no site do IPST: https://www.ipst.pt/index.php/pt/dador-de-sangue.


2. Dar sangue é um ato simples e seguro, não há risco de contrair doenças, sendo todo o material descartável. Em condições normais, efetuar uma dádiva de sangue demora cerca de 30 minutos.


3. Durante o processo, será inscrito na base de dados, preencherá e assinará um Termo de Consentimento Esclarecido. Será ainda sujeito a uma consulta de triagem cuja informação é confidencial, onde será determinada a sua hemoglobina e tensão arterial, sendo também, nesta triagem, colocadas questões de foro pessoal para procurar garantir, simultaneamente, que a dádiva não constitui risco para a saúde do dador, bem como a segurança dos componentes sanguíneos a serem transfundidos ao doente.


4. Após a aprovação na triagem (pode também ser suspenso temporária ou definitivamente) será encaminhado para a colheita. A dádiva efetiva realiza-se em cerca de 10 minutos. Uma unidade de sangue são cerca de 450ml, aproximadamente 10% do volume sanguíneo, sendo este reposto nas 24 horas subsequentes, não o deixando debilitado.


5. No final, é-lhe oferecida uma pequena refeição, onde é importante ingerir água ou bebidas não alcoólicas, para reforçar a sua hidratação.


6. Nos dias seguintes, após ter efetuado a dádiva, será informado por sms (ou carta, caso não tenha telemóvel) do resultado das análises efetuadas. Caso se tenha detetado alguma alteração nas análises, será informado pelo Instituto Português de Sangue e Transplantação.