Cultura no Hospital

Programa de 2022

O programa das conferências Cultura no Hospital, de 2022, vai trazer ao Hospital CUF Descobertas outros olhares sobre a saúde e o mundo que nos rodeia. Da arte ao desenho das cidades, saiba como tudo se relaciona ou condiciona a nossa saúde.

 

A não perder de 23 de março a 22 de junho, quartas-feiras

| 13h00-14h00 | Auditório do Hospital CUF Descobertas, Edifício 2, piso-1



 

Programa

                          

27 abril

 Acções Preventivas para redução do impacto sísmico nos hospitais

O papel das estruturas hospitalares na resposta à comunidade perante a ocorrência de catástrofes, sejam elas consequências de acidentes naturais como terramotos ou outros, é o mote para esta conferência.

Oradores

  • Isabel Pais - Geógrafa e Master of Sciences em Geomorfologia com especialização em Risco Sísmico, exerce funções na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e é Secretária da Subcomissão da Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes das Nações Unidas.
  • Carlos S. Oliveira - Prof. Emeritus do Instituto Superior Técnico e Especialista na área da Engenharia Sísmica e Sismologia e na Análise de Riscos.
  • Monica A. Ferreira - Investigadora no Instituto Superior Técnico, com Doutoramento em Engenharia do Território.

 

25 maio

NeuroUrbanismo - Emotional Cities

Orador:

  • Paulo Morgado - professor auxiliar do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, investigador do Centro de Estudos Geográficos e coordenador-geral do projeto eMOTIONAL Cities, financiado pelo programa Horizonte 2020.

O projeto eMOTIONAL Cities visa criar conhecimento, a partir da evidência científica, para mudar a forma como devemos planear as nossas cidades de hoje e do futuro, de forma a torná-las cidades mais inclusivas e saudáveis.

Tendo como objetivo o mapeamento das cidades a partir da perceção dos cidadãos, caracterizando a intensidade e complexidade dos desafios e desequilíbrios existentes em termos de impacto na saúde humana, é um projeto que contribui para esclarecer de que forma o ambiente urbano por nós construído impacta na nossa saúde e, muito em particular, na saúde mental.

 

22 junho

Crise Climática e Políticas Públicas – desafios da sustentabilidade e 'globais'

Luisa Schmidt,  Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa              


 

__

Todas as palestras terão lugar às quartas feiras, das 13h00 às 14h00, de forma presencial no auditório do Hospital CUF Descobertas.

Não é necessária inscrição prévia.

Lotação da sala limitada a 70 lugares.

Uso obrigatório de máscara.

__

Como chegar ao Hospital CUF Descobertas?

Saiba aqui