PET-FDG Cerebral
O que é e para que serve?
A PET-FDG cerebral é um exame de diagnóstico realizado no serviço de Medicina Nuclear; serve para avaliar o metabolismo do córtex cerebral, fazer a localização de foco epiléptico, assim como apoiar o diagnóstico diferencial de demência. O radiofármaco utilizado é similar à glicose, permitindo a esta técnica obter imagens da distribuição do seu metabolismo cerebral.
O que significa "PET-FDG Cerebral"?
Fazer um exame PET, significa fazer uma imagem de Tomografia por Emissão de Positrões (do inglês, Positron Emission Tomography - PET). A CUF dispõe de tecnologia de imagem híbrida, pelo que uma Tomografia Computorizada (do inglês, Computed Tomography - CT) é também adquirida, o que traz vantagens na qualidade da imagem obtida. Trata-se, assim, de um equipamento PET-CT.
FDG é uma sigla que se refere à molécula utilizada, isto é, o fármaco administrado. Neste caso FDG, de forma simplificada, FluoroDesoxiGlucose, similar à glicose, ou seja, ao açúcar.
Este exame é dedicado ao estudo cerebral, pelo que a área de aquisição é a cabeça.
Como se faz?
Para a realização de um PET-FDG é necessário administrar um produto radioactivo através de uma veia - o radiofármaco. Não são esperados efeitos adversos após esta injeção. É feita posteriormente uma imagem num equipamento PET-CT (cerca de meia hora após receber o radiofármaco). A dose de radiação deste procedimento é similar à de uma CT. Tal como numa CT, o médico prescritor do exame e o médico de medicina nuclear, consideram que o benefício de obter os resultados do exame é francamente superior ao risco da sua realização. É necessário fazer uma preparação para a realização do exame, que lhe será comunicada quando fizer o agendamento do exame.
É possível fazer o exame sem o radiofármaco?
Não. É totalmente impossível fazer o exame sem receber o radiofármaco através de uma veia e sem esperar os tempos de espera e de repouso do exame. O Técnico e o Médico de Medicina Nuclear irão explicar detalhadamente cada um dos passos a realizar.
Quais as contra-indicações e principais efeitos secundários?
A contra-indicação à realização deste exame é a gravidez. Se pensa que pode estar grávida deverá contactar o seu médico a fim de esclarecer a situação. Se a dúvida persistir, deverá informar o técnico e/ ou médico que irão realizar o seu exame.
Se está a amamentar, pode fazer o exame, mas deverá receber instruções específicas para este caso. Recomendamos contactar o serviço antecipadamente para receber esclarecimentos.
Não são esperados efeitos secundários da realização do exame.
Outras designações: PET-CT com 18F-FDG Cerebral