Avaliação Neuropsicológica

A Avaliação Neuropsicológica visa a caracterização as diferentes funções cognitivas e comportamentais, através de um conjunto de testes e procedimentos estandardizados cientificamente validados.

A Avaliação Neuropsicológica pode ser requisitada pelo médico, sendo um apoio ao diagnostico/avaliação complementar de diagnóstico. A avaliação neuropsicológica constitui descrição compreensiva das funções cognitivas (como exemplo: atenção/concentração, memória, linguagem, cognição visuo-espacial, pensamento crítico ou planeamento e resolução de problemas).

Os défices cognitivos podem resultar de doenças neurodegenerativas, de doença traumática ou de alteração cerebral característica do processo de envelhecimento (ex: demências, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, Défice Cognitivo Ligeiro; Acidente Vascular-Cerebral ou um Traumatismo Crânio-Encefálico, Esclerose Múltipla).

Avaliação Neuropsicológica permite a elaboração posterior de um plano individualizado de Reabilitação Cognitiva/ Comportamental de modo a incidir sobre os défices em questão e monitorizar mudanças no funcionamento cognitivo ao longo do tempo.

Nota: durante esta consulta podem ser realizados exames adicionais.