Prepare o seu filho para a entrada na escola

Bebés e crianças
3 mins leitura

É uma etapa que pode gerar ansiedade nas crianças e nos pais. Conheça alguns conselhos para que o seu filho se ambiente à entrada na escola de forma gradual.

O tempo voa, as férias estão a acabar e é preciso preparar a entrada na escola. Se é a primeira vez que o seu filho vai à escola, é natural que esteja apreensivo e com grandes expectativas relativamente ao comportamento da criança, à adaptação desta à escola, às normas sociais e ao desempenho escolar. Provavelmente, também ele está ansioso ou até amedrontado por enfrentar uma nova rotina, novos amigos, novos professores. Está provado que a capacidade de adaptação aos primeiros anos de escola tem implicações no êxito ou fracasso escolar e social futuros, assim como no desenvolvimento de problemas de saúde mental, consumo de álcool e drogas, comportamentos violentos e perturbações emocionais.

Por isso, para que tudo corra bem e o seu filho enfrente esta nova etapa da vida nas melhores condições, a preparação para a entrada na escola deve ser muito mais do que a compra do material escolar.

 

Pré-adaptação para a entrada na escola

Comece por explicar ao seu filho o que é a escola, quais as atividades que vai ter e, se possível, programe uma visita prévia para que a criança se comece a ambientar ao espaço e conhecer os educadores/professores. A hora de ir para a cama e o acordar devem começar a ser antecipados para, de forma progressiva, se habituar aos novos horários.

 

Visita ao médico

Se ainda não o fez, leve o seu filho ao médico para fazer os exames de rotina. Nesta fase, é muito importante excluir todos os problemas que possam interferir no bom aproveitamento escolar, nomeadamente os problemas visuais e auditivos, além de outros de ordem geral relacionados com as vacinas, o estado de nutrição, a tensão arterial e a saúde oral. É possível que o seu médico recomende algumas vacinas extraplano e recomende um check-up oftalmológico e auditivo e uma ida ao dentista. As alterações oftalmológicas e auditivas da criança nem sempre são percebidas pelos pais ou professores. Se a criança não vir ou ouvir bem, terá dificuldade em aprender e pode ficar desinteressada ou frustrada.

 

A criança em idade escolar deve…

E, finalmente (mas não menos importante para o sucesso desta nova etapa), deixamos-lhe mais alguns conselhos importantes:

  • Respeitar os horários das refeições e de sono e os hábitos de higiene
  • Praticar atividade física - sendo recomendável que os pais também pratiquem
  • Ter consciência de como deve evitar alguns acidentes
  • Fazer uma alimentação completa e equilibrada

 

Atenção!

Para que o seu filho comece bem o dia, não se esqueça que um bom pequeno-almoço é essencial.