Checklist de regresso às aulas

Como cuidar da saúde do seu filho na entrada do ano letivo
Bebés e crianças
Olhos
Saúde oral
4 mins leitura

Ainda antes do início das aulas, as crianças devem fazer alguns exames de rotina para que possíveis problemas de saúde não perturbem a sua aprendizagem.

O regresso às aulas é sempre um período de maior azáfama, sobretudo para os pais que têm de tratar, por exemplo, dos manuais escolares e da lista de materiais necessários. Contudo, para garantir que tudo corre da melhor forma possível, há outra lista que os pais e os filhos devem também cumprir. Esta consiste num check-up de saúde geral antes do início das aulas, recomendação que se aplica a todas as idades. Tome nota.



Consultar o médico assistente da criança

As crianças devem visitar o seu pediatra assistente para uma consulta de rotina pelo menos uma vez por ano. O profissional de saúde fará um exame físico geral, avaliando, por exemplo, pressão arterial e níveis de açúcar no sangue. Além disso, também pode falar com a criança e com os pais sobre a importância de uma dieta variada e equilibrada e da prática regular de exercício físico, entre outros hábitos de vida saudáveis. Se considerar necessário, poderá prescrever outros exames ou até tratamentos preventivos. Durante a consulta, o médico poderá também abordar questões relacionadas com a saúde mental da criança.

Os próprios pais podem aproveitar para esclarecer dúvidas sobre os mais variados assuntos relacionados com a saúde do seu filho.

Além disso, antes de inscrever a criança em atividades extracurriculares, como desportos, é também importante falar com o médico, que irá avaliar se existe algum tipo de impedimento ou informar acerca dos cuidados a ter.

 

Ter as vacinas em dia

É importante que antes do início das aulas as crianças tenham em dia todas as vacinas previstas no Programa Nacional de Vacinação (PNV). Fale com o médico assistente da criança sobre as vacinas a tomar, se existem outras vacinas extra ao PNV que sejam aconselháveis e as datas em que o seu filho deve tomá-las.

 

Fazer um exame de rotina aos olhos

Nem sempre é fácil identificar problemas de visão nas crianças, pelo que as consultas de rotina com um médico oftalmologista a partir dos 3 anos (ou antes, se se justificar) são muito importantes, sobretudo antes do início do ano letivo. Assim, é possível evitar que a dificuldade em ver bem perturbe a sua aprendizagem.

Conheça aqui algumas estratégias que o vão ajudar a identificar problemas de visão das crianças.

 

Visitar o médico dentista

Antes do início das aulas, deve ser feita uma visita ao médico dentista, garantindo que a criança tem uma boca saudável.

O médico dentista irá fazer uma avaliação da saúde oral da criança, verificando, por exemplo, se esta tem um correto alinhamento da dentição ou se existem cáries. Se necessário, também fará tratamentos dentários.

 

Informar a escola acerca da saúde da criança

Se o seu filho toma medicação (mesmo que a tome apenas em casa e não durante as aulas), deve manter a escola a par desta situação. Caso a criança tenha de levar os medicamentos consigo para a escola, estes devem ser transportados na sua caixa de origem, com toda a informação acerca da toma e do medicamento.

A mesma regra se aplica a possíveis problemas de saúde, devendo a escola ter conhecimento. Por exemplo, se o seu filho sofre de alergias, seja a alimentos ou picadas de abelhas, o estabelecimento de ensino que o seu filho frequenta deve ser informado com antecedência. Outras doenças, como asma ou epilepsia, também devem ser reportadas. Algumas doenças podem influenciar as atividades que a criança pode ou não fazer, como é o caso da Educação Física.

Fontes:

HealthyChildren.org, agosto de 2021

Mouth Healthy, agosto de 2021

WebMD, agosto de 2021

Publicado a 30/08/2021